A DINÂMICA SOCIAL EM JOGO

Práticas didáticas em sociologia com o jogo de cartas Agência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1982-5560.2020v21n2ID20934

Palavras-chave:

Ensino de sociologia, estrutura e agência, metodologias ativas

Resumo

Neste artigo, apresentamos e discutimos uma ferramenta projetada para auxiliar educadores com o ensino de sociologia, em especial da ideia de imaginação sociológica: o jogo de cartas Agência. As regras do jogo são apresentadas com vistas a situar leitores quanto ao seu funcionamento. Discutimos de que maneira estas regras representam diferentes perspectivas teóricas da sociologia acerca do debate entre agência e estrutura, entre outros elementos, como crises e revoltas, com vistas a demonstrar de que forma o jogo pode ou não representar a realidade social (como esta é vista a partir de vários enquadramentos teóricos relevantes). Por fim, apresentamos um relato da utilização do jogo em três turmas do nono ano do ensino fundamental do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina (CA-UFSC), na cidade de Florianópolis (SC), em 2018. Observamos que, apesar das dificuldades relacionadas ao tempo alocado para o jogo, este trouxe bons resultados, considerando o quanto foi possível envolver alunos e alunas nas discussões conceituais e trabalhá-las de maneira qualificada.

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Biografia do Autor

Thereza Cristina Bertazzo Silveira Viana, Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina (CA-UFSC)

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Professora de Sociologia do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina.

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Publicado

16-03-2022

Como Citar

SILVA, P.; CRISTINA BERTAZZO SILVEIRA VIANA, T. A DINÂMICA SOCIAL EM JOGO: Práticas didáticas em sociologia com o jogo de cartas Agência. Revista Cronos, [S. l.], v. 21, n. 2, p. 114–139, 2022. DOI: 10.21680/1982-5560.2020v21n2ID20934. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/20934. Acesso em: 10 dez. 2024.