O Fio de Ariadne : cultura e classes sociais no labirinto da pós-modernidadeMODERNIDADE

Autores

  • Glauber Lopes Xavier Universidade Estadual de Goiás/Universidade Federal de Goiás

Resumo

Caótica, a pós-modernidade desafia, com toda força, o pensamento. Neste ensaio pretende-se argumentar, a partir da apreensão de suas condições, a fragilidade do conceito de classes sociais encontrado nos escritos de Marx. Tem-se que as transformações políticas, sociais, estéticas, econômicas e culturais têm alterado, substancialmente, a natureza do espaço, conturbando as relações entre suas três dimensões, a física, a social e a mental. A vertigem que ocupa tais relações pode ser apreendida a partir de alguns elementos que conformam a cidade contemporânea, caleidoscópio cultural das transubstanciações pós-modernas, como o consumo e a comunicação virtual, instaurando uma multiplicidade de relações e inaugurando um período no qual o valor-de-signo, resultante da prestação social dos objetos, tem sobrepujado o valor-de-uso, por exemplo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Glauber Lopes Xavier, Universidade Estadual de Goiás/Universidade Federal de Goiás

Docente de Ensino Superior (DES III - Nível I) da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Goiás, com período sanduíche na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Associado à Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS). Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas Econômicas (NEPE) e pesquisador-associado do Núcleo de Estudos sobre Trabalho da UFG (NEST). Realiza pesquisas a partir dos seguintes temas: relação campo-cidade, espaço social, territorialidades, trabalho, vida cotidiana, cultura e modernidade.

Downloads

Publicado

05/19/2015

Como Citar

XAVIER, G. L. O Fio de Ariadne : cultura e classes sociais no labirinto da pós-modernidadeMODERNIDADE. Revista Cronos, [S. l.], v. 14, n. 1, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/2227. Acesso em: 25 abr. 2024.