SONHOS DE UNIVERSITÁRIOS NO CONTEXTO PANDÊMICO E O CENÁRIO POLÍTICO BRASILEIRO

Autores

  • Jaquelina Maria Imbrizi UNIFESP
  • Jussara de Souza Silva UNIFESP
  • Gabriela Corrêa Ramos UNIFESP
  • Dimitry Fernandes UNIFESP

Palavras-chave:

Psicanálise, Sonho, Grupo, Pandemia, Juventudes Universitárias

Resumo

 A ação de extensão “Roda de Conversa sobre Sonhos” foi criada no ano de 2020 como forma de acolhimento das angústias e de partilha de experiências dos estudantes em decorrência da eclosão da pandemia de Sars-CoV-2 (covid-19). Trata-se de um espaço grupal que visa compartilhar sonhos, cujos encontros são realizados em ambiente virtual, via Google Meet, como uma forma de manter os vínculos entre estudantes e a comunidade universitária. O objetivo do artigo é apresentar três narrativas oníricas de universitários que participaram do primeiro ciclo do projeto, entre maio e julho de 2020. O método de análise do material produzido no grupo se utilizou de três dimensões de tratamento das narrativas oníricas: singular, social e comum e a prospectiva. Cabe destacar que o distanciamento social e as incertezas políticas colocaram desafios às instituições de ensino superior no sentido de convidá-las a inventar dispositivos de comunicação com os discentes e docentes, e de cuidado com o intuito de acolher a dimensão sociopolítica do sofrimento da comunidade acadêmica. Consiste em uma aposta na formação profissional que articula pesquisas científicas e experiências de acolhimento ao outro no processo ensino/aprendizagem em constante busca de diálogo com o contexto social e histórico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jaquelina Maria Imbrizi, UNIFESP

Professora Associada III da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) - Campus Baixada Santista, atua na graduação e nos programas de pós-graduação Ensino em Ciências da Saúde (Modalidade Profissional) e Interdisciplinar em Ciências da Saúde (Modalidade Acadêmica). É membro do Laboratório de Psicanálise, Sociedade e Política da Usp (PSOPOL). Coordena o Diretório de Pesquisas do CNPq Laboratório de Psicanálise, Política, Arte e Sociedade (PPAS) e o projeto de extensão: Arte e Sonho: abordagem psicanalítica nos modos de cuidar das Juventudes.

Jussara de Souza Silva, UNIFESP

Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Membro cadastrada no Diretório de pesquisas do CNPq Laboratório de Psicanálise, Política, Arte e Sociedade e no Núcleo de Investigação e estudos em Psicanálise, Saúde e Sociedade (NIEPSS), atua como extensionista em dois projetos de extensão, atualmente é bolsista de extensão da Proec e Pesquisadora de Iniciação Científica na área da Psicologia Social e Criminal, sob viés da Criminologia Crítica.

Gabriela Corrêa Ramos, UNIFESP

Graduanda em Psicologia na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Membra cadastrada do Laboratório de Psicanálise, Política, Arte e Sociedade (UNIFESP). Extensionista nos projetos de extensão "Arte e Sonho: abordagem psicanalítica nos modos de cuidar das Juventudes" e "Mulheres, Arte e Cuidado".

Dimitry Fernandes, UNIFESP

Psicólogo formado pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) - Campus Baixada Santista.

Downloads

Publicado

04/17/2023

Como Citar

IMBRIZI, J. M.; DE SOUZA SILVA, J.; CORRÊA RAMOS, G.; FERNANDES, D. SONHOS DE UNIVERSITÁRIOS NO CONTEXTO PANDÊMICO E O CENÁRIO POLÍTICO BRASILEIRO. Revista Cronos, [S. l.], v. 22, n. 2, p. 36–52, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/27366. Acesso em: 25 abr. 2024.