MIGRAÇÃO E RELIGIÃO

Igrejas Evangélicas de brasileiros em Newark, NJ

Autores

Palavras-chave:

Imigrantes Brasileiros, Igrejas Evangélicas, Pentecostais, Transnacionalização Religiosa

Resumo

 Desde os anos 1980, o Brasil se tornou um país emissor no processo migratório internacional, e os Estados Unidos foram um de seus focos principais. Desde então, as Igrejas Evangélicas, especialmente as Pentecostais, tornaram-se uma parte significativa da população brasileira. Ambos os processos estão interligados, pois, na medida em que o Brasil se afastava de uma estrutura social tradicional, sua população ia se sentindo cada vez mais livre para experimentar novas religiosidades e viver em outros países. A imigração brasileira para os Estados Unidos se concentrou em algumas cidades e regiões como Boston, New York, Florida e Newark (New Jersey). Nesse último caso, a presença portuguesa desempenhou um papel fundamental, devido à questão linguística. No verão de 2000, fizemos um levantamento meticuloso junto às 20 igrejas evangélicas de brasileiros e uma Assembleia de Deus de Portugueses em Newark. Em julho de 2013, as igrejas alistadas na pesquisa de 2013, em Newark, foram revisitadas e novas descobertas foram agregadas. Das 21 igrejas de fala portuguesa em 2000, o número cresceu para 130. Exceto algumas delas, a maioria das congregações está perdendo a segunda geração de imigrantes brasileiros. Os pastores e as comunidades religiosas tem tido um papel importante na construção de um ambiente acolhedor e salutar para os imigrantes. Igrejas são a principal fonte de ajuda antes que os imigrantes aprendam a recorrer ao apoio público e social. Entretanto, tendências a um fechamento social e político e o conflito entre os líderes eclesiásticos tem enfraquecido o impacto dessas mais de cem igrejas em Newark.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Orivaldo P. LOPES JR., UFRN

Professor de Ciências Sociais da UFRN, Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Socais. Fundador do Grupo de Pesquisa Mythos-Logos: Religião, Mito e Espiritualidade. Graduado em Teologia e em Letras. Mestrado em Teologia e em Ciências Sociais, Doutorado na PUC-SP em Ciências Sociais. Pós-doutorado na Università Degli Studi di Padova, Italia.
Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767289H0

Downloads

Publicado

07-06-2022

Como Citar

LOPES JR., O. P. MIGRAÇÃO E RELIGIÃO: Igrejas Evangélicas de brasileiros em Newark, NJ. Revista Cronos, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 23–42, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/28662. Acesso em: 8 ago. 2022.