AS MULTIFACES DO SUJEITO

Autores

  • Aryanne Sérgia Queiroz de Oliveira UERN
  • Guilherme Paiva de Carvalho UERN

Palavras-chave:

Sexualidade, Sexo Biológico, Orientação Sexual, Identidade de Gênero, Performance de Gênero

Resumo

A constituição da identidade de gênero dos sujeitos é atravessada por vários saberes-poderes científicos e por preconceitos gerados pela cultura e pelos costumes de determinada sociedade. A sociedade heteronormativa acostumou-se com a divisão binária homem/mulher e, na maioria das vezes, concebe quem não se enquadra nesse padrão como algo anormal, como uma doença. Desta forma, possui uma visão limitada e não consegue compreender que existe uma diversidade dentro da sexualidade, tanto no que tange à orientação sexual, ao sexo biológico, às identidades de gênero e às performances de gênero. Os sujeitos são multifacetados, possuem personas diversas e vivenciam um personagem no cotidiano, muitas vezes para agradarem aos demais e tentarem ser aceitos, porém, não é uma tarefa tão fácil, pois o sistema de valores sociais, morais e jurídicos impulsionam os indivíduos considerados “diferentes” a se adaptarem aos critérios da “normalidade” por ele imposto, para não serem expurgados da sociedade. Para refletir sobre essa questão, este artigo se propôs a realizar um estudo de revisão e análise bibliográfica, buscando mostrar os fatores que estão envolvidos na sexualidade das pessoas e que contribuem para a constituição da identidade de cada ser. Como resultado, percebemos que os sujeitos são diversos e todos
os fatores levados em consideração ₋ como a identidade de gênero, a orientação sexual, o sexo biológico e a performance de gênero ₋ se modificam entre um sujeito e outro, tornando cada indivíduo único em um universo de possibilidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

07/12/2022

Como Citar

QUEIROZ DE OLIVEIRA, A. S.; PAIVA DE CARVALHO, G. AS MULTIFACES DO SUJEITO. Revista Cronos, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 49–70, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/29504. Acesso em: 19 abr. 2024.