HÁ MUITAS MANEIRAS DE NARRAR A HUMANIDADE: POR OUTRA ABORDAGEM ANTROPOLÓGICA POSSÍVEL

Autores

  • Karlla Christine Araújo Souza UERN
  • Ozaias Antônio Batista UFPI

Palavras-chave:

Etologia, Biologia, Antropologia, Natureza-Cultura, Complexidade

Resumo

Objetivando colocar em xeque o paradigma científico Ocidental Moderno, o presente texto apresenta outra abordagem antropológica a partir do método de observação inspi- rado pela etologia e no diálogo com a biologia. Tal método viabiliza pensar a constituição humana por um prisma não disjuntivo, mas compreendendo o homem a partir das múlti- plas dimensões que o constituem: biológica, social, cultural e psicológica. Para tanto, se tomou de empréstimo as reflexões teóricas dos seguintes autores: Almeida (2010), Cyrul- nik (1993), Lévi-Strauss (1982), António Damásio (2008), Humberto Maturana e Francisco Varela (1997) e Sigmund Freud (2016) . Tal antropologia traz consigo uma proposta episte- mológica fundamentada em uma ecologia dos conhecimentos (Almeida, 2010), entendida enquanto estratégia cognitiva voltada para a conjunção dos saberes da tradição e o conhe- cimento científico. Trazendo, por consequência, outras interpretações para a cultura, a humanidade e a sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ozaias Antônio Batista, UFPI

Professor da Licenciatura em Educação do Campo (Ciências Sociais e Humanas), da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus Professora Cinobelina Elvas. Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Pesquisador do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação, Ciência Descolonial, Epistemologia e Sociedade (NEPEECDES/UFPI), bem como Mythos-Logos (UFRN). E-mail: ozaias_antonio@hotmail.com.

Downloads

Publicado

07/12/2022

Como Citar

SOUZA, K. C. A.; BATISTA, O. A. HÁ MUITAS MANEIRAS DE NARRAR A HUMANIDADE: POR OUTRA ABORDAGEM ANTROPOLÓGICA POSSÍVEL. Revista Cronos, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 123–136, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/29510. Acesso em: 26 abr. 2024.