As Consequências Sociais do Avanço Tecnológico no Capital Rentista: a precarização e a simplificação do trabalhado bancário contemporâneo no Brasil

Autores

  • Ponte Júlio Ramon Teles da UFRN

Resumo

O presente artigo discute as consequências sociais do avanço tecnológico para o trabalho no setor bancário. Inegavelmente, a tendência de substituição do trabalho vivo pelo trabalho morto na produção, antevista por Karl Marx nos Grundrisse, acirra-se, de forma radical, a partir da incorporação dos avanços tecnológicos da Terceira Revolução Técnica. De forma análoga, o setor financeiro passa a incorporar gradativamente as inovações técnicas da microeletrônica, fazendo emergir um incomensurável esqueleto automatizado no universo bancário. Essas incorporações dos avanços tecnológicos, ao serem absorvidas pelo capital rentista, impulsionaram uma explicitação da “força-de-trabalho” bancária crescentemente supérflua. Assim, a partir dos anos oitenta do século passado, o setor bancário brasileiro passa a demitir anualmente inúmeras centenas de bancários, contribuindo para o agravamento do drama social do desemprego em massa. Neste cenário, emerge um perfil para o “novo bancário” voltado para as vendas e intermediações financeiras objetivando a rentabilidade exigida pelo setor. Com a crescente automação do capital financeiro, as rotinas bancárias mecanizadas são incorporadas, intensamente, pelo maquinário informatizado. Em verdade, esse processo de automação bancária, impulsiona uma dinâmica de “qualificação-desqualificante” adaptada ao setor bancário, como expressão de um novo saber-fazer fragmentado e simplificado no universo dos bancos. Esse processo contínuo de substituição do trabalho vivo pelo trabalho objetivado na esfera financeira aponta para uma tendência de subsunção real do trabalho vivo bancário ao capital rentista, sem que haja possibilidades de retorno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

05/19/2015

Como Citar

JÚLIO RAMON TELES DA, P. As Consequências Sociais do Avanço Tecnológico no Capital Rentista: a precarização e a simplificação do trabalhado bancário contemporâneo no Brasil. Revista Cronos, [S. l.], v. 14, n. 1, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/3157. Acesso em: 26 abr. 2024.