Ecologia política das cisternas de placas: uma abordagem sociológica das medidas governamentais recentes relativas aos problemas de abastecimento de água em comunidades rurais de Boa Vista e Montadas-PB

Autores

  • Jairo Bezerra da Silva
  • Lemuel Dourado Guerra
  • Ramonildes Alves Gomes
  • Marcionila Fernandes

Resumo

Este trabalho analisa a emergência das ações e estratégias microespaciais destinadas ao enfrentamento da questãohídrica no semiárido nordestino, focalizando as continuidades e descontinuidades de fenômenos tradicionais taiscomo o do clientelismo, oferta e comercialização de águas, tráfico de influências nas dinâmicas sociais relativas aomanejo dos recursos hídricos na área. Apresenta dados de um trabalho de campo realizado em duas áreas atingidaspelo Programa 1 Milhão de Cisternas de Placas, através dos quais discute-se os efeitos da construção de cisternassobre a qualidade de vida dos beneficiados. A metodologia consistiu de observações diretas e da realização deentrevistas com beneficiados e mediadores (coordenadores da Articulação do Semiárido – ASA) do P1MC na áreamencionada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

01/17/2013

Como Citar

SILVA, J. B. da; GUERRA, L. D.; GOMES, R. A.; FERNANDES, M. Ecologia política das cisternas de placas: uma abordagem sociológica das medidas governamentais recentes relativas aos problemas de abastecimento de água em comunidades rurais de Boa Vista e Montadas-PB. Revista Cronos, [S. l.], v. 10, n. 2, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/3290. Acesso em: 29 mar. 2024.