LIRISMO E FEMINISMO NA OBRA POÉTICA DE ANNA FACÓ

Autores

  • Carla Pereira de Castro

Palavras-chave:

Anna Facó, Poesia, Feminismo, Memória, Lirismo

Resumo

O estudo Poesias: lirismo e feminismo na obra poética de Anna Facó resgata a memória e a trajetória literária de Anna Facó, escritora, poeta, professora e dramaturga, que atuou participativamente nos movimentos abolicionistas e em defesa da equidade de direitos entre homens e mulheres. Ainda no século XIX, questionava o papel de subjugação da mulher na sociedade patriarcal da época. A pesquisa objetiva analisar os estudos teóricos sobre a literatura cearense e sobre a trajetória e a afirmação da mulher no mundo das letras e na sociedade misógina. Nessa perspectiva, importa dar destaque neste estudo aos seguintes autores: Guilherme Studart, Abelardo F. Montenegro, Constância Lima Duarte e Heloísa Buarque de Hollanda.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Pereira de Castro

Carla Pereira de Castro; Mestra em Literatura Comparada pela UFC – Universidade Federal do Ceará. Especialista em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, possui graduação em Pedagogia, Letras-Português e Direito. Em 2010 publicou o livro de poemas A Vida em Versos e em 2019 Resquícios de Memórias dicionário biobibliográfico de escritoras e ilustres cearenses do século XIX. Participa de diversas antologias locais e nacionais. Atualmente desenvolve pesquisas sobre a literatura de autoria feminina cearense do século XIX. - E-mail: professoracarlacastro@gmail.com

Downloads

Publicado

10/23/2023

Como Citar

PEREIRA DE CASTRO, C. LIRISMO E FEMINISMO NA OBRA POÉTICA DE ANNA FACÓ. Revista Cronos, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 10–18, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/34431. Acesso em: 19 jun. 2024.