ENTREVISTA COM A ESCRITORA CONCEIÇÃO EVARISTO

Uma obra comprometida com a negritude

Autores

  • Constância Lima Duarte

Palavras-chave:

Conceição Evaristo, negritude

Resumo

Conceição Evaristo, escritora mineira radicada no Rio de Janeiro, considerada pela crítica o nome mais expressivo da literatura brasileira contemporânea, é a nossa entrevistada. Conhecida militante e ativista do movimento negro, sua obra reflete intensamente as discriminações de raça, classe e gênero sofridas pelas pessoas negras, em especial as mulheres, ao mesmo tempo em que recupera a ancestralidade da negritude brasileira. Mestra pela PUC-Rio, com a dissertação “Literatura Negra: uma poética de nossa afrobrasilidade”, Conceição Evaristo é também doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense, com a tese “Poemas malungos, cânticos irmãos”, em que estuda a poesia de Nei Lopes, Edimilson de Almeida Pereira e Agostinho Neto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Constância Lima Duarte

Doutora em Letras: Area de Literatura Brasileira, USP, 1991.Professora aposentada pela UFRN (1996) e pela UFMG (2017). Professora colaboradora voluntaria do Programa de Pòs-Graduação em Estudos Literários da UFMG.

Downloads

Publicado

23-10-2023

Como Citar

LIMA DUARTE, C. . ENTREVISTA COM A ESCRITORA CONCEIÇÃO EVARISTO: Uma obra comprometida com a negritude. Revista Cronos, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 74–81, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/34438. Acesso em: 23 jul. 2024.