A MENTIRA NA POLÍTICA:

Reflexões quanto às fake news contemporâneas à luz de ensaio de Hannah Arendt sobre os Documentos do Pentágono. As lições da história.

Autores

  • Carlos Botazzo USP

Palavras-chave:

Tradicionalismo, Extrema-direita, Política, Comunicação, Teoria social

Resumo

O artigo é resultado de investigação feita entre setembro de 2022 e fevereiro de 2023 que tomou o tema do Tradicionalismo e da emergência da extrema-direita ou direita alternativa (alt right) tanto no Brasil quanto nos países do hemisfério ocidental, sobretudo Europa e América do Norte. Procedeu-se à escansão de conceitos e categorias relacionadas a esse tema, entre as quais notícias falsas (fake news), discursos de ódio, sistemas de crenças, negacionismo científico, massa, povo, destituição de direitos e relações políticas e de poder, entre outras. A explanação é iniciada com a apresentação de eventos contemporâneos relacionados a essas categorias e, posteriormente, utilizando a técnica de escansões sucessivas, os conceitos e as categorias são decompostos e rearranjados em outra ordem de sentido, de modo a ressignificar termos e categorias originais. As considerações finais reforçam a proposição de que a teoria social deve ser modelada pela observação da realidade social contemporânea vivida pelo pesquisador no trabalho de investigação, seja ao expor o entendimento sobre as novas realidades impostas pelo mundo digital ou as realidades criadas como sociedade de informação, seja ao apresentar novas possibilidades de interpretação do que foi vivido. Do mesmo modo, expôs-se a articulação entre categorias como massa, multidão, manada e gado como componentes básicos da trama política na qual estamos
enredados. Esse componente grupal expressa uma ideia potente de comunicação que torna as situações objetivas apreensíveis, como valores simbólicos e modos de ver compartilhados por meio da transformação da complexidade do real em categorias binárias simples.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

02/26/2024

Como Citar

BOTAZZO, C. A MENTIRA NA POLÍTICA:: Reflexões quanto às fake news contemporâneas à luz de ensaio de Hannah Arendt sobre os Documentos do Pentágono. As lições da história. . Revista Cronos, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 12–37, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/34561. Acesso em: 18 maio. 2024.