ANALISANDO A RELAÇÃO ENTRE A TAXA DE DESEMPREGO E A DEMANDA PARA TRABALHAR COMO MOTORISTA DE APLICATIVO NO BRASIL

Autores

  • Fábio Lúcio Rodrigues UERN
  • Felipe de Andrade Oliveira UERN
  • José de Paiva Rebouças UFRN
  • Luana Junqueira Dias Myrrha UFRN

Palavras-chave:

Taxa de Desemprego, Trabalho por Aplicativo, Mercado de Trabalho no Brasil, Gig Economy

Resumo

Este estudo tem como objetivo principal investigar a relação causal entre a taxa de desemprego e a procura por trabalho como motorista de aplicativo no Brasil. Para atingir este objetivo, foram empregados modelos de séries temporais, incluindo o Modelo de Vetores Autorregressivos (VAR), a função de impulso-resposta, a decomposição da variância e o teste de Causalidade de Granger, permitindo uma análise detalhada da interação temporal entre as duas variáveis. Os resultados indicaram que a demanda por trabalho como motorista de aplicativo é predominantemente influenciada por fatores internos à própria demanda. No entanto, a taxa de desemprego mostrou ter um efeito secundário, mas significativo, sobre esta demanda. Inicialmente, o impacto do desemprego na procura por trabalho como motorista de aplicativo é modesto, mas aumenta e se estabiliza ao longo do tempo, sugerindo uma resposta imediata ao aumento do desemprego, seguida por uma adaptação gradual do mercado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe de Andrade Oliveira, UERN

Bacharel em Ciências Econômicas (FACEM/UERN).

José de Paiva Rebouças, UFRN

  • Mestre em Educação (POSEDUC/UERN).
  • Doutorando em Demografia pelo Programa de Pós-Graduação em Demografia (PPGDEM/UFRN).
  • Diretor da Agência de Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (AGECOM/UFRN)

Luana Junqueira Dias Myrrha, UFRN

  • Doutora em Demografia (CEDEPLAR/UFMG).
  • Professora do Departamento de Demografia e Ciências Atuariais (DDCA/UFRN) e do Programa de Pós-Graduação em Demografia da UFRN (PPGDEM/UFRN).

Downloads

Publicado

02-07-2024

Como Citar

RODRIGUES, F. L.; OLIVEIRA, F. de A. .; REBOUÇAS, J. de P.; MYRRHA, L. J. D. ANALISANDO A RELAÇÃO ENTRE A TAXA DE DESEMPREGO E A DEMANDA PARA TRABALHAR COMO MOTORISTA DE APLICATIVO NO BRASIL. Revista Cronos, [S. l.], v. 25, n. 2, p. 189–204, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/35308. Acesso em: 22 jul. 2024.