WALTER BENJAMIN E A DECOLONIALIDADE

um diálogo possível?

Autores

  • Pedro Mülbersted Pereira UFSC
  • Elison Antonio Paim Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Walter Benjamin, Colonialidade, Decolonialidade, Modernidade

Resumo

O artigo propõe um debate sobre a possibilidade de estabelecer uma relação dialógica entre o ideário de Walter Benjamin e a perspectiva decolonial. Para isso, analisamos o pensamento de Benjamin a partir de alguns de seus interlocutores, bem como a decolonialidade a partir de autores vinculados a esta perspectiva. Ambos têm como ponto em comum a crítica à Modernidade: debatemos se estas críticas se aproximam ou são incompatíveis; se a crítica benjaminiana pode estender-se para além da Europa; como as experiências coloniais europeias estão presentes na maneira como Benjamin pensa a cultura e a História; e, por fim, se a categoria benjaminiana dos vencidos da História comporta o conceito de condenados da terra de Fanon. Apontamos que o pensamento de Benjamin, por mais singular e original que seja, parte de uma epistemologia eurocentrada, construída a partir da retórica da modernidade, e insere-se dentro do cânone ocidental; contudo possui brechas por onde a decolonialidade pode ser infiltrada para potencializar a sua crítica e, assim, construir algo novo, um pensamento de fronteira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elison Antonio Paim, Universidade Federal de Santa Catarina

Pós-doutor pelo programa de Ensino de História de África pelo Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla- Angola (2020). Professor Associado II da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), lotado no Departamento de Metodologia de Ensino (MEN) do Centro de Educação. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e do Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistória/UFSC. Professor Permanente do Mestrado em Educação da Universidade Nacional Timor Lorosae (UNTL). Bolsista produtividade CNPq. Líder do Grupo de Pesquisas Patrimônio, Memória e Educação (PAMEDUC-UFSC).

Downloads

Publicado

02-07-2024

Como Citar

MÜLBERSTED PEREIRA, P.; PAIM, E. A. WALTER BENJAMIN E A DECOLONIALIDADE: um diálogo possível? . Revista Cronos, [S. l.], v. 25, n. 2, p. 132–151, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/36463. Acesso em: 22 jul. 2024.