RELAÇÕES DE RAÇA, CLASSE E SEXO, E SUA IMBRICAÇÃO

Uma conversa com Heleieth Saffioti e Danièle Kergoat

Autores

  • Vera Kalsing UFLA

Palavras-chave:

Patriarcado, Consubstancialidade, relações de sexo, raça e classe

Resumo

Discuto neste texto as abordagens de duas sociólogas contemporâneas que levam em conta a articulação das desigualdades de gênero, de raça e de classe. São elas: Heleieth Saffioti e Danièle Kergoat. Apresento aqui a ideia do novelo patriarcado-racismo-capitalismo, desenvolvida por Saffitoti, e a perspectiva da consubstancialidade das relações sociais de sexo, raça e classe, cunhada por Kergoat. O objetivo é apontar diferenças nos pensamentos das duas autoras, outrossim, revelar pontos de convergência que possam existir entre essas duas visões. Suas análises da realidade social podem nos ajudar na importante tarefa de pensar os desafios colocados, sobretudo em países como o Brasil, ainda assombrado pelo passado escravista e por discrepâncias extremas no que tange a gênero, raça e classe.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vera Kalsing, UFLA

Professora Associada do Departamento de Ciências Humanas na Universidade Federal de Lavras (UFLA). Professora Permanente no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável e Extensão do Departamento de Administração e Economia da UFLA. Atuou como professora-formadora no Curso de Pedagogia a Distância nas disciplinas de Sociologia I, II e III, e A Criança, a Família e a Instituição de Educação Infantil, e como Professora-Formadora no Curso de Pós-Graduação Lato Senso Gênero e Diversidade na Escola. Possui experiência em pesquisa, extensão e publicações nas áreas de gênero, direitos sexuais e direitos reprodutivos, tecnologias reprodutivas conceptivas e bioética, metodologia de pesquisa, violência contra meninos e meninas em situação de rua, mulheres assentadas, da economia solidária e do Conselho de Políticas de Igualdade Racial de Lavras. Foi membro do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Ufla (2011-2014). Membro do Colegiado do Curso de Graduação em Pedagogia na modalidade a distância da Ufla (2012-2015). E também, atuou no Colegiado de Curso do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável e Extensão (2013-2021). Atualmente, coordena o MURA Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Mulher e Raça do Departamento de Ciências Humanas da UFLA. Suas áreas de estudos são: gênero e patriarcado, divisão sexual do trabalho, as relações sociais de sexo, raça e classe, interseccionalidade e consubstancialidade, questões raciais no Brasil, feminismo e violência contra a mulher.

Downloads

Publicado

02-07-2024

Como Citar

KALSING, V. RELAÇÕES DE RAÇA, CLASSE E SEXO, E SUA IMBRICAÇÃO: Uma conversa com Heleieth Saffioti e Danièle Kergoat. Revista Cronos, [S. l.], v. 25, n. 2, p. 31–50, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/36558. Acesso em: 22 jul. 2024.