As missões e a experiência religiosa do Padre Ibiabina nos Sertões do Nordeste (1860-1873).

Autores

  • Osicleide Lima Bezerra UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
  • José Willington Germano UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Resumo

Este trabalho analisa a ação missionária do Padre Ibiapina no Nordeste Brasileiro, um antecessor do Padre Cícero, destacando sua orientação pragmática voltada para o trabalho, a oração e a caridade, o que se concretizava no cotidiano das vinte e duas Casas de Caridade erguidas pelo missionário através das missões. Esta experiência religiosa, como veremos, produziu um modelo racional para a organização da vida em meio à miséria que as secas provocaram no Nordeste na segunda metade do século XIX. O texto indica o alcance da experiência religiosa que o missionário suscitou nas populações locais entre os anos de 1860 e 1873 pelos sertões de cinco Estados da região Nordeste (Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte). 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Osicleide Lima Bezerra, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Professora de Sociologia do Departamento de Ciências Sociais da UFPB, Campus IV. Doutora em Ciências Sociais (UFRN).

José Willington Germano, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Professor Emérito do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Doutor em Educação pela UNICAMP;

Coordenador do Grupo de Pesquisa Cultura, Política e Educação.

Autor, dentre outras publicações, dos livros: Estado Militar e Educação no Brasil (1964-1985) e Lendo e Aprendendo: a campanha “de pé no chão também se aprende a ler”, assim como de artigos e capítulos de livros no Brasil e no exterior.

Downloads

Publicado

11/18/2015

Como Citar

BEZERRA, O. L.; GERMANO, J. W. As missões e a experiência religiosa do Padre Ibiabina nos Sertões do Nordeste (1860-1873). Revista Cronos, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 138–156, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/5080. Acesso em: 26 abr. 2024.