O rural contemporâneo nas políticas públicas brasileiras.

Autores

  • Catia Grisa Professora no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Doutora pelo CPDA/UFRRJ.
  • Karina Kato
  • Silvia A. Zimmermann

Resumo

Desde o final dos anos 1990, o tema da ruralidade brasileira tem sido objeto de novas reflexões, incorporando na análise elementos relacionados às crescentes inter-relações entre rural e urbano, às dinâmicas dos territórios, à diversificação das formas de trabalho e de renda no meio rural, à diversidade de atores e de suas formas organizativas, às diversas funções que a agricultura e o meio rural podem desempenhar, e à compreensão do meio rural como um “espaço de vida” (Wanderley, 2009). Desse debate, ao menos três consensos acadêmicos parecem ter sido construídos ao longo do tempo: nem todo “urbano” é urbano, nem todo rural é agrícola, e o rural é um modo de vida e de trabalho que se apresenta de diversas formas de acordo com as características ambientais, culturais e socioeconômicas de cada contexto. Com base nessa discussão, o artigo problematiza o modo como o rural vem sendo identificado, incorporado e interpretado em algumas políticas públicas, ressaltando a capacidade de seus instrumentos dialogarem com a ruralidade contemporânea. Busca-se identificar os desafios e as potencialidades que cada uma das políticas analisadas encontra para promover o desenvolvimento rural, que é diversificado e multisetorial. A discussão realizada pode contribuir para a realização de adaptações nos instrumentos das políticas públicas de modo a ampliar sua aderência à realidade das áreas rurais brasilerias e de seus habitantes e para o aperfeiçoamento dos instrumentos de políticas públicas promotoras do desenvolvimento rural no mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Catia Grisa, Professora no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Doutora pelo CPDA/UFRRJ.

Professora Adjunto A, na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), no Departamento de Ciências Sociais Agrárias (DCSA) da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (FAEM). Professora no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais (PPGDTSA-UFPel). Pós-Doutora no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutora em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA/UFRRJ - 20120), com Doutorado Sanduíche no Centre de Coopération Internationale en Recherche Agronomique pour le Développement (CIRAD), em Montpellier/França. Engenheira Agrônoma pela Universidade Federal de Pelotas (FAEM/UFPel - 2004) e Mestre em Desenvolvimento Rural pelo PGDR/UFRGS (2007). Possui experiência nas áreas de Ciências Sociais, Sociologia e Politica, com ênfase nos campos da sociologia rural, políticas públicas e desenvolvimento rural. Desenvolve estudos e pesquisas nos seguintes temas: agricultura familiar, políticas públicas para a agricultura familiar, desenvolvimento rural e segurança alimentar.

Downloads

Publicado

10/22/2015

Como Citar

GRISA, C.; KATO, K.; ZIMMERMANN, S. A. O rural contemporâneo nas políticas públicas brasileiras. Revista Cronos, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 04–22, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/6082. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

SESSÃO 1: POLÍTICAS PÚBLICAS