Agricultura, campesinato e sistemas agroalimentares: uma proposta de abordagem para a transição agroecológica

Autores

  • Julian Perez-Cassarino Julian Perez-Cassarino – Engenheiro Florestal, doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento (UFPR). Professor Adjunto da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul
  • Angela Duarte Damasceno Ferreira
  • Paulo Henrique Mayer
  • Alfio Brandenburg

Resumo

Este artigo procura analisar a agroecologia por meio da compreensão do papel que teve e tem o campesinato na sua constituição. Após fazer tal reflexão, procura situar a agroecologia no âmbito do sistema agroalimentar como um todo, analisando como os agricultores familiares transformam a proposta agroecológica e são transformados por ela. Na sequência dessa discussão teórica, apresenta-se uma abordagem para a transição agroecológica baseada em uma estratégia multidimensional que articula diferentes motivações para que os agricultores realizem essa transição: motivações técnicas e produtivas, ambientais, socioculturais, econômicas e políticas. Uma abordagem complexa como essa pode entender e facilitar a transição agroecológica e contribuir, assim, para o redesenho dos sistemas agroalimentares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julian Perez-Cassarino, Julian Perez-Cassarino – Engenheiro Florestal, doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento (UFPR). Professor Adjunto da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul

Possui graduação em Engenharia Florestal - Setor de Ciências Agrárias (1998) e doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Paraná (2012). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal da Fronteira Sul-Campus Laranjeiras do Sul/PR. Tem experiência na área de Agroecologia, atuando principalmente nos seguintes temas: soberania e segurança alimentar e nutricional, agricultura familiar, construção social de mercados, agroecologia e campesinato.

Downloads

Publicado

10/22/2015

Como Citar

PEREZ-CASSARINO, J.; FERREIRA, A. D. D.; MAYER, P. H.; BRANDENBURG, A. Agricultura, campesinato e sistemas agroalimentares: uma proposta de abordagem para a transição agroecológica. Revista Cronos, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 129–152, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/6083. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

SESSÃO 2: DIVERSIDADE DE ATORES EM PROCESSO DE RECONHECIMENTO