O papel do trabalho agrícola no espaço rural dos pequenos municípios do Paraná

Autores

  • Anael Pinheiro de Ulhôa Cintra Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social, IPARDES
  • Alfio Brandenburg

Resumo

O presente artigo analisa as mudanças nas ocupações dos pequenos municípios do Estado do Paraná, com base nos censos demográficos de 2000 e 2010. A análise do período permite observar que, nesses municípios, as ocupações do setor agrícola ainda são uma das principais fontes de emprego e que as mudanças demográficas têm afetado os arranjos familiares, assim como as relações de trabalho. Enfatiza que as diferentes regiões do Estado mantêm sua heterogeneidade nos indicadores observados, em especial, nas suas relações com o trabalho agrícola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anael Pinheiro de Ulhôa Cintra, Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social, IPARDES

Engenheiro Agrônomo (UFPR, 2000), Mestre (2007) e Doutor (2013) em Sociologia pela UFPR. Atualmente é Pesquisador do Núcleo de Estudos Populacionais e Sociais do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social - IPARDES. Tem experiência na área de Sociologia Rural e Demografia, com ênfase em fontes de dados e indicadores sóciodemográficos e análise de microdados com SPSS.

Downloads

Publicado

10/22/2015

Como Citar

CINTRA, A. P. de U.; BRANDENBURG, A. O papel do trabalho agrícola no espaço rural dos pequenos municípios do Paraná. Revista Cronos, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 153–170, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/6084. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

SESSÃO 2: DIVERSIDADE DE ATORES EM PROCESSO DE RECONHECIMENTO