Agricultura familiar e a segurança alimentar e nutricional: a comunidade da península da ilha do cavernoso no município de Candói/PR

Autores

  • Hieda Maria Pagliosa Corona Socióloga, Dra em Meio Ambiente e Desenvolvimento (UFPR), professora e pesquisadora da UTFPR Câmpus Pato Branco, vinculada ao PPGDR e líder do CEPAD.
  • Andre Alves Pereira Assistente social, Mestre em Desenvolvimento Regional (UTFPR) professor e coordenador do Curso de Serviço Social na Faculdade Guairacá.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar a relação da agricultura familiar com os programas de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) a partir da pesquisa com 24 famílias da comunidade da Península do Cavernoso, no município de Candói/PR. Trata-se de uma comunidade originária de um (re) assentamento de Ilhéus do Rio Paraná, para a construção da Hidroelétrica de Itaipu, na década de 1980. Há importante mudança na trajetória das famílias agricultoras com a entrada dos programas públicos voltados para a SAN, em especial do PAA e do Programa Bolsa família. Esses programas trouxeram às famílias contribuições significativas na questão da renda, da diversificação da produção, da gestão da propriedade e no desenvolvimento rural local. Nesse contexto, destaca-se o debate sobre a relação entre as práticas camponesas e a agricultura familiar na comunidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hieda Maria Pagliosa Corona, Socióloga, Dra em Meio Ambiente e Desenvolvimento (UFPR), professora e pesquisadora da UTFPR Câmpus Pato Branco, vinculada ao PPGDR e líder do CEPAD.

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Paraná (1981), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (1999), doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Paraná (2006, pós-doutorado em "desenvolvimento socioambiental" pelo Ladyss/Paris X (2012) e pós-doutorado em "desenvolvimento socioambiental" pelo PGDR/UFRGS (2013). É professora do ensino superior da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, atuando em cursos de graduação e no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR). Lidera o grupo de pesquisa CEPAD/UTFPR e faz parte do Conselho editorial da Editora da UTFPR. Tem experiência na área de Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: sociologia ambiental, sociologia rural, desenvolvimento sustentável, interdisciplinaridade.

Downloads

Publicado

10/22/2015

Como Citar

CORONA, H. M. P.; PEREIRA, A. A. Agricultura familiar e a segurança alimentar e nutricional: a comunidade da península da ilha do cavernoso no município de Candói/PR. Revista Cronos, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 108–128, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/6086. Acesso em: 8 maio. 2024.

Edição

Seção

SESSÃO 2: DIVERSIDADE DE ATORES EM PROCESSO DE RECONHECIMENTO