Desempenho Socioeconômico e Ambiental da Produção Agropecuária nos Municípios da Região Sul do Brasil

Autores

  • Izete Pengo Bagolin Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Economia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PPGE/PUCRS).
  • Osmar Tomaz de Souza Professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Economia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PPGE/PUCRS)
  • Ely José de Mattos Professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Economia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PPGE/PUCRS)
  • Laura Wichrowski Gautério Economista.

Resumo

A predominância das dinâmicas urbanas nos estudos e análises do desenvolvimento na atualidade, às vezes, leva-nos a esquecer de que grande parte dessas dinâmicas, assim como as paisagens e o modo de vida que conhecemos foram construídos a partir da agricultura e do mundo rural. Isso se evidencia particularmente quanto ao acompanhamento de evolução, tendências, análises e avaliação da sustentabilidade do desenvolvimento. Poucos são os indicadores que buscam evidenciar as diversas facetas do desenvolvimento no agrícola e no rural, apesar do esforço feito nas últimas décadas para dar um caráter multidimensional aos índices de desenvolvimento. Neste trabalho, buscou-se compreender os processos de desenvolvimento em curso na agropecuária, especialmente na Região Sul do Brasil, a partir da elaboração de um índice sintético, simples e acessível, baseado nos dados do Censo Agropecuário de 2006, capaz de ser extrapolado para outros estados e regiões, possibilitando a percepção das dimensões mais ou menos frágeis do desenvolvimento na agropecuária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Izete Pengo Bagolin, Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Economia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PPGE/PUCRS).

Pós Doutorado no Instituto Superior de Economia e Gestão - ISEG - da Universidade de Lisboa, PT 2013. Doutora em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005) com Doutorado Sanduíche na Universidade de Cambridge - Inglaterra (2003-2004). Mestre em Economia Rural - UFRGS (1998) e Graduada em Ciências Econômicas - UFSM (1994). Professora Titular do Programa de Pós-graduação em Economia do Desenvolvimento da PUCRS onde também foi Coordenadora de 2007 a 2012. Possui experiência de pesquisa nas áreas de Economia da Pobreza, Desigualdade, Abordagem das Capacitações e Desenvolvimento Humano. Ministra a disciplina de Desenvolvimento Econômico e Economia da Pobreza e Desenvolvimento Humano .Também atuou como Fulbright Scholar no período de Janeiro-Abril de 2010 na Marquette University, ministrando a disciplina Economic Development. Foi Visiting Scholar no Institute for Research on Poverty - University of Wisconsin, Madison durante os meses de Janeiro e Fevereiro de 2013.

Downloads

Publicado

10/22/2015

Como Citar

BAGOLIN, I. P.; SOUZA, O. T. de; MATTOS, E. J. de; GAUTÉRIO, L. W. Desempenho Socioeconômico e Ambiental da Produção Agropecuária nos Municípios da Região Sul do Brasil. Revista Cronos, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 190–208, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/6087. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

SESSÃO 3: PERSPECTIVAS DE DESENVOLVIMENTO