Reconhecimento, desrespeito e organização política quilombola na luta por território na Ilha do Marajó (PA)

Autores

  • Luis Fernando Cardoso e Cardoso Professor da Faculdade de Ciências Sociais, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Programa de Pós-Graduação em Defesa Social e Mediação de Conflitos da Universidade Federal do Pará.

Resumo

O artigo discute a organização sociopolítica de comunidades quilombolas da Ilha do Marajó, na busca por direitos socioterritoriais perante o estado brasileiro. Baseado em pesquisa empírica e na teoria do reconhecimento, mostra os fundamentos das lutas dos grupos quilombolas e sua relação com sujeitos com poder econômico. Evidencia, ainda, que tais grupos vivem um momento-chave em suas lutas, motivados pela busca por reconhecimentos como sujeitos de direito no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luis Fernando Cardoso e Cardoso, Professor da Faculdade de Ciências Sociais, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Programa de Pós-Graduação em Defesa Social e Mediação de Conflitos da Universidade Federal do Pará.

Doutor em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008), Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Pará (2002) e Graduado em Ciências Sociais pela Universidade da Amazônia (1999). Atualmente ele está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e ao Mestrado em Defesa Social e Mediação de Conflitos, na Universidade Federal do Pará, como professor permanente. É pesquisador do Núcleo de Estudos sobre Identidade e Relações Interétnicas - NUER/UFSC e das linhas de pesquisa do PPGCS e PPGDSMC: Violência e não-vilência nos processos sociais e usos sociais dos recursos naturais. As áreas de interesse de pesquisa centram-se nos processos sociais de territorialização, direitos das populações tradicionais e conflitos sociais; bem como violência e criminalidade entre populações negras rurais e urbanas na Amazônia. Desenvolve pesquisas sobre organização política e direito ao território em comunidades remanescentes de quilombos na Ilha do Marajó, estado do Pará.

Downloads

Publicado

10/22/2015

Como Citar

CARDOSO E CARDOSO, L. F. Reconhecimento, desrespeito e organização política quilombola na luta por território na Ilha do Marajó (PA). Revista Cronos, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 93–107, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/6088. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

SESSÃO 2: DIVERSIDADE DE ATORES EM PROCESSO DE RECONHECIMENTO