Políticas culturais para as culturas populares no Brasil contemporâneo

Autores

  • Maria das Graças Cavalcanti Pereira Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo

ALVES, Elder Patrick Maia (Org.). Políticas culturais para as culturas populares no Brasil contemporâneo. Maceió: EDUFAL, 2011, (241páginas).

O livro organizado por Elder Patrick Maia Alves, graduado, mestre e doutor em Sociologia, atualmente é professor do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), membro do grupo de pesquisa, Cultura, memória e desenvolvimento (UNB/UFAL), do Laboratório de Investigações Sociológicas (Sociolab/ICS) e do Programa de Pós-graduação em Sociologia (PPGCS/ICS/UFAL), onde integra a linha de pesquisa Cultura, patrimônio e memória reflete a pluralidade da reflexão acadêmica contemporânea sobre políticas culturais para as culturas populares no Brasil, a qual não só permeia a atenção de vários pesquisadores e diversas teorias de centros de investigação como evidencia a necessidade do mapeamento de algumas ações e programas ocorridos na última década, no âmbito da administração cultural pública brasileira.

 

Essa temática tem como propagação fundamental o valor político-estético da cultura, e, na atualidade, às categorias-força de diversidade, autenticidade e identidade/pertencimento. Tais categorias-força têm dado vida a tratados internacionais, convenções e políticas voltadas à defesa e ao acesso das chamadas culturas populares. Sob essas categorias-força se eleva essa nova temática, contendo aspectos originais que movem antigos problemas e tensões, como as novas conexões entre cultura e desenvolvimento; entre indústrias culturais e indústrias da criatividade; entre materialidade e imaterialidade; entre arte, técnica e memória e, por fim, entre a produção cultural, o consumo simbólico e a proteção da tradição. A obra em análise busca, na medida do possível, desvelar as políticas culturais para as culturas populares e compreendê-las em sua amplitude.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria das Graças Cavalcanti Pereira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes- Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais- UFRN

Downloads

Publicado

10/04/2016

Como Citar

PEREIRA, M. das G. C. Políticas culturais para as culturas populares no Brasil contemporâneo. Revista Cronos, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 213–216, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/7432. Acesso em: 19 abr. 2024.