Sobre as Pioneiras

Gênero, Trabalho e Preconceito na Polícia Militar do Pará

Autores

  • Luis fernando cardoso Cardoso Professor da Faculdade de Ciências Sociais, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Programa de Pós-Graduação em Defesa Social e Mediação de Conflitos da Universidade Federal do Pará. http://orcid.org/0000-0002-9240-5544

DOI:

https://doi.org/10.21680/1982-5560.2018v19n2ID7821

Resumo

Esse artigo é um estudo de origem social e da trajetória profissional das oficiais policiais militares femininas e seu pioneirismo na profissão. Optou-se pela abordagem qualitativa de modo a identificar padrões socioculturais e o saber adquirido pela vivência, além das estratégias de sobrevivência, afirmação e autoproteção na carreira policial. Ouvindo seus relatos, percebe-se a herança identificadora da instituição pelas agentes, que mesmo na reserva preservam o habitus adquirido ao vestir a farda. Percebeu-se que as policiais sofrem violência quando são estigmatizadas como minoria, que seu trabalho é relegado à esfera administrativa, não havendo reconhecimento de suas habilidades, além ser percebido haver preconceito e discriminação pelas cotas de inserção e distribuição de cargos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luis fernando cardoso Cardoso, Professor da Faculdade de Ciências Sociais, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Programa de Pós-Graduação em Defesa Social e Mediação de Conflitos da Universidade Federal do Pará.

Doutor em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008), Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Pará (2002) e Graduado em Ciências Sociais pela Universidade da Amazônia (1999). Atualmente ele está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e ao Mestrado em Defesa Social e Mediação de Conflitos, na Universidade Federal do Pará, como professor permanente. É pesquisador do Núcleo de Estudos sobre Identidade e Relações Interétnicas - NUER/UFSC e das linhas de pesquisa do PPGCS e PPGDSMC: Violência e não-vilência nos processos sociais e usos sociais dos recursos naturais. As áreas de interesse de pesquisa centram-se nos processos sociais de territorialização, direitos das populações tradicionais e conflitos sociais; bem como violência e criminalidade entre populações negras rurais e urbanas na Amazônia. Desenvolve pesquisas sobre organização política e direito ao território em comunidades remanescentes de quilombos na Ilha do Marajó, estado do Pará.

Downloads

Publicado

03/16/2020

Como Citar

CARDOSO, L. fernando cardoso. Sobre as Pioneiras: Gênero, Trabalho e Preconceito na Polícia Militar do Pará. Revista Cronos, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 54–73, 2020. DOI: 10.21680/1982-5560.2018v19n2ID7821. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/7821. Acesso em: 26 abr. 2024.