Samba de enredo e Toada de Boi-Bumbá: a experiência dos compositores na cidade de Manaus

Autores

  • Ricardo José de Oliveira Barbieri UFRJ

Resumo

Tomando como foco alguns dos compositores de escolas de samba da cidade de Manaus, que, em outro período do ano, se dividem entre também fazer músicas para os Bois de Parintins, este trabalho busca investigar as interseções que emergem nas falas, narrativas e experiências desses compositores. Buscamos investigar, quais representações e imagens acerca de seu fazer artístico são elaboradas pelos compositores ao longo desses processos em que se ativam múltiplas esferas de pertencimento a diferentes identidades sociais. Aqui exploraremos em especial o uso da categoria “caboclo” na composição
de toadas de Boi-Bumbá e dos sambas de enredo das escolas de samba de Manaus. Num outro âmbito, exploraremos também as redes que ligam o carnaval carioca, o carnaval de Manaus e o Festival de Parintins(AM) e que emergem durante a produção das toadas e sambas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

11/18/2015

Como Citar

OLIVEIRA BARBIERI, R. J. de. Samba de enredo e Toada de Boi-Bumbá: a experiência dos compositores na cidade de Manaus. Revista Cronos, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 35–49, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/8260. Acesso em: 24 abr. 2024.