As dores no discurso epistolar dos romeiros do Padre Cícero

Autores

  • Maria das Graças Oliveira Costa Ribeiro IFCE
  • Luiz Assunção UFRN

Resumo

Este estudo ocupa-se em analisar as cartas que os devotos enviam para o patriarca religioso, padre Cícero, verificando como se constitui a relação das trocas linguísticas entre os romeiros e o padre Cícero através da emissão de cartas. Os nossos propósitos residiram em entender as causas que levam à produção das cartas pelos devotos, detendo-nos nas súplicas de intercessão
ao padre Cícero. Assim é que, à busca pela proteção e por resposta para seus problemas existenciais e religiosos, esses romeiros percorrem estradas, num verdadeiro desafio para encontrar alento junto ao seu referencial divino, ou seja, a própria figura do padre em questão. Daí, as inúmeras manifestações de fé que vão desde promessas a incansáveis viagens em paus-de-arara ou ônibus, trazendo consigo o reconhecimento do milagre recebido através dos ex-votos, até, por fim, a escritura e entrega de cartas dirigidas ao padrinho, numa comprovação da consciência existencial do sacerdote por parte daqueles escreventes e emissários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

10/04/2016

Como Citar

OLIVEIRA COSTA RIBEIRO, M. das G.; ASSUNÇÃO, L. As dores no discurso epistolar dos romeiros do Padre Cícero. Revista Cronos, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 70–87, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/8440. Acesso em: 19 mar. 2024.