A EXPLORAÇÃO DE RECURSOS NÃO VIVOS (PETRÓLEO E GÁS) EM ÁREAS OFFSHORE QUE ULTRAPASSEM OS LIMITES SOBERANOS DOS ESTADOS: O PETRÓLEO NA CAMADA DO PRÉ-SAL

Autores

  • Diogo Pignataro de Oliveira

Resumo

Na concepção traçada pelo Direito do Mar, fundamento na Convenção Internacional de Montego Bay sobre o Direito do Mar, as áreas cobertas pelas águas possuem espaços onde os Estados possuem jurisdição plena e absoluta, outros onde os Estados possuem direitos de exploração econômicas dos recursos vivos e não vivos, porém existem outros espaços nos quais não se exerce a jurisdição de nenhum Estado em específico, mas sim o controle é protagonizado por uma Organização Internacional, face à relevância do espaço, intitulado como “patrimônio comum da humanidade”. Por outro lado, é bastante cediço que os recursos naturais não vivos, dentre eles as reservas de petróleo e gás mundiais, não se localizam somente dentro das fronteiras estabelecidas geograficamente entre os países. Elas têm uma grande tendência de atravessar as fronteiras dos Estados e se estabelecerem em regiões fronteiriças entre os mesmos, ou seja, uma área detentora de uma reserva de petróleo e/ou gás que atravessa as delimitações de direitos e obrigações soberanas de um Estado pode pertencer a dois ou mais atores do Direito Internacional Público. Buscar-se-á, então, analisar o contexto jurídico no plano internacional formado por tal situação tecnicamente bastante provável de ocorrer, face às recentes pesquisas geológicas na região do pré-sal brasileiro, vislumbrando o formato de exploração e produção de recursos naturais não vivos na Área Internacional, bem como sua atuação conjunta com um determinado Estado, quando da comunicação de campos petrolíferos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

14-03-2014

Como Citar

OLIVEIRA, D. P. de. A EXPLORAÇÃO DE RECURSOS NÃO VIVOS (PETRÓLEO E GÁS) EM ÁREAS OFFSHORE QUE ULTRAPASSEM OS LIMITES SOBERANOS DOS ESTADOS: O PETRÓLEO NA CAMADA DO PRÉ-SAL. Revista Direito E-nergia, [S. l.], v. 3, n. 2, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/direitoenergia/article/view/5006. Acesso em: 25 abr. 2024.