A regulação da importação e exportação de gás natural no Brasil: estamos prontos para um futuro superavitário?
Resumo
O mercado de gás natural vem crescendo consideravelmente no mundo. No que tange especificamente ao Brasil, esta fonte de energia vem ganhando mais espaço e se tornando fundamental para a situação energética do país. Neste contexto, o acontecimento de duas grandes revoluções no setor, quais sejam a produção de gás natural advinda da camada do Pré-sal e de reservas não convencionais strictu sensu, poderá transformar o Brasil das próximas décadas em um exportador de gás natural. Desta maneira, este trabalho tem o objetivo de explicitar as revoluções pelas quais o mercado de gás natural passa, analisar as disposições normativas regulatórias brasileiras atuais que tratam da importação e exportação do gás natural, e avaliar a adequação destas quanto a uma mudança na balança comercial energética brasileira, onde deixe o país de ser um importador para se tornar majoritariamente exportador.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
17-03-2014
Como Citar
LUCENA, A. de A.; MENDES JÚNIOR, C. H. R. A regulação da importação e exportação de gás natural no Brasil: estamos prontos para um futuro superavitário?. Revista Direito E-nergia, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 60–79, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/direitoenergia/article/view/5014. Acesso em: 3 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores mantêm os direitos autorais pelo seu artigo. Entretanto, repassam direitos de primeira publicação à revista Direito E-nergia. Em contrapartida, a revista pode transferir os direitos autorais, permitindo uso do artigo para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para outras bases de dados ou meios de publicação.