O papel da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) nas refinarias a partir de uma perspectiva econômico-constitucional

Autores

  • Ana Cláudia de Medeiros Franklin
  • Ananda Luana Lucena Alves
  • José Vinícius Leite de Queiroz

Resumo

O presente artigo propõe-se a discutir, em breves considerações, o papel da Agência Nacional do Petróleo, Gás natural e Biocombustíveis (ANP) na atividade do refino, expondo, em uma visão econômico-constitucional, como se dá seu exercício e abrangência no setor econômico do nosso país. Através do estudo da Lei Federal nº 9.478/97 e as portarias que regulamentam o refino do petróleo, o presente trabalho visa analisar o procedimento legal que abrange a refinação e o processamento do gás natural, trazendo também à baila, uma visão crítica da atividade da Agência Nacional do Petróleo, assim como da aplicabilidade de suas atividades, tanto na seara constitucional como infralegal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

17-03-2014

Como Citar

FRANKLIN, A. C. de M.; ALVES, A. L. L.; QUEIROZ, J. V. L. de. O papel da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) nas refinarias a partir de uma perspectiva econômico-constitucional. Revista Direito E-nergia, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 129–147, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/direitoenergia/article/view/5017. Acesso em: 26 dez. 2024.