O ENSINO DE CIÊNCIAS NO BRASIL:
UM OLHAR VOLTADO À EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS
DOI:
https://doi.org/10.21680/2764-6076.2025v4n5ID38223Palavras-chave:
Ensino Infantil, Séries Iniciais do Ensino Fundamental, Legislação, Ensino de CiênciasResumo
O presente manuscrito visa explorar questões vinculadas ao ensino de ciências no Brasil, dando enfoque ao estudo e análise longitudinal das legislações, decretos e outros documentos afins que delimitam as políticas públicas referentes ao ensino e aprendizado em ciências para crianças de 0 a 10 anos de idade. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa, utilizando-se de uma metodologia de revisão narrativa, de textos-base e normativas referentes à educação infantil e educação fundamental dos últimos 100 anos, analisando-se fundamentalmente as relações sociopolíticas envolvidas nas diretrizes educacionais brasileiras, objetivando-se, por fim, dispor de uma revisão que apresente os desafios e oportunidades para uma educação inicial em ciências de excelência no Brasil.
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