O ENSINO DE CIÊNCIAS NO BRASIL:

UM OLHAR VOLTADO À EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2764-6076.2025v4n5ID38223

Palavras-chave:

Ensino Infantil, Séries Iniciais do Ensino Fundamental, Legislação, Ensino de Ciências

Resumo

O presente manuscrito visa explorar questões vinculadas ao ensino de ciências no Brasil, dando enfoque ao estudo e análise longitudinal das legislações, decretos e outros documentos afins que delimitam as políticas públicas referentes ao ensino e aprendizado em ciências para crianças de 0 a 10 anos de idade. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa, utilizando-se de uma metodologia de revisão narrativa, de textos-base e normativas referentes à educação infantil e educação fundamental dos últimos 100 anos, analisando-se fundamentalmente as relações sociopolíticas envolvidas nas diretrizes educacionais brasileiras, objetivando-se, por fim, dispor de uma revisão que apresente os desafios e oportunidades para uma educação inicial em ciências de excelência no Brasil.

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Biografia do Autor

Marluce da Cunha Mantovani, Divisão Técnica de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Inovação – DTAPEPI, Universidade de São Paulo - Especialista de Laboratório/Pesquisadora

Possui Graduação em Ciências Biológicas Modalidade Médica/Biomedicina pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) (2001), Mestrado em Ciências Biológicas (Bioquímica) pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo - IQ-USP (2007), MBA em Gestão em Saúde e Controle de Infecção pela Faculdade Instituto Nacional de Ensino Superior e Pesquisa - INESP (2011), Docência do Ensino Superior pelo Centro de Ensino Aldeia de Carapicuíba - CEALCA (2011), Doutorado em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - FM-USP (2019) e Especialização em Anatomia e Patologia Associada pela Unyleya (2020). Atualmente atua como Pesquisadora e Especialista de Laboratório nível Superior pela Faculdade de Medicina - junto ao Núcleo de Biotecnologia e Inovação da Divisão Técnica de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Inovação DTAPEPI da Universidade de São Paulo (USP). Atua junto ao Grupo NUCEL de Terapia Celular e Molecular - www.usp.br/nucel nas linhas de pesquisa envolvendo: Medicina Regenerativa, Diabetes tipo I, isolamento e encapsulamento de ilhotas pancreáticas, bem como geração de esferóides/organóides de pâncreas endócrino. Tem experiência na área de Bioquímica, Biologia Celular e Molecular, Biotecnologia, Diabetes e Pâncreas endócrino.

Leandro Teodoro Júnior, Instituto de Química, Universidade de São Paulo - Doutorando

Bacharel em Ciência e Tecnologia, Bacharelando em Ciências Biológicas, Licenciando em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do ABC. Doutorando em Bioquímica pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo, no Grupo NUCEL de Terapia Celular e Molecular. Técnico em Química Industrial pela Escola Técnica Estadual Júlio de Mesquita. Possui expertise em biologia celular e molecular, bioquímica, fisiologia de órgãos e sistemas e ensino e ensino de ciências biológicas. É professor contratado do Estado de São Paulo, nos níveis Fundamental II e Médio e professor do curso pré-universitário Escola Preparatória da UFABC. É autor do livro Uma Introdução ao Estudo das Ciências Naturais, publicado de modo independente.

Mari Cleide Sogayar, Instituto de Química, Universidade de São Paulo - Professora Títular Sênior

Mari Cleide Sogayar - Productivity fellowship/research award (CNPq Level 1A ) 1968: BS in Biological Sciences (University of São Paulo Biosciences Institute); 1973: Masters degree (MsSci University of California San Diego, Biology Dept.), 1977: PhD in Biochemistry (University of São Paulo Chemistry Institute); 198201984: Visiting Assistant Professor (Harvard Medical School, Dana Farber Cancer Institute). 1980: University of São Paulo Chemistry Institute (Assistant Prof.) 1987: University of São Paulo Chemistry Institute (Associate Prof.) 2000 - 2013: Biochemistry Dept., University of São Paulo, Chemistry Institute (Full Professor) 2013 - present: Internal Medicine Dept., University of São Paulo, Medical School (Senior Professor) Research area: Biochemistry, with emphasis in Cell Biology, Molecular Biology and Biotechnology. Research themes: a) cell proliferation control and the origin of neoplasia, using genomics, transcriptomics, functional genomics and proteomics; b) stem cells differentiation aiming at tissue regeneration and repair; c) cell therapy based on both adult and stem cells applied to degenerative diseases (clinical human pancreatic islet transplantation in hyperlabile type 1 diabetic patients) and tissue engineering; d) production of recombinant proteins in heterologous expression systems (bacteria, mammalian cells and the baculovirus/insect cells system) for production of recombinant biopharmaceuticals, such as: human prolactin, human leptin, human and bovine follicle stimulating hormone-FSH, human amylin/IAPP, human clotting factors (FVIII, FIX and von Willebrand), human Bone Morphogenetic Proteins-BMPs for bone repair, human platelet-derived growth factor - PDGF, human vascular endothelial growth factors - VEGFs, human basic fibroblast growth factor - hbFGF, human granulocyte and granulocyte and macrophage colony-stimulating factors - hG- and hGM-CSFs, hR-Spondin, among others. e) Supervised 41 PhD and 14 MsSci students and more than 30 post-doctoral fellows; offered training to over 40 undergraduate students. f) Coordinates the activities of the Cell and Molecular Therapy translational research Center (NUCEL) of the University of São Paulo (www.usp.br/nucel)

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Publicado

20-10-2025

Como Citar

MANTOVANI, Marluce da Cunha; TEODORO JÚNIOR, Leandro; SOGAYAR, Mari Cleide. O ENSINO DE CIÊNCIAS NO BRASIL: : UM OLHAR VOLTADO À EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS . Revista Educação e Infâncias , [S. l.], v. 4, n. 5, p. e-38223, 2025. DOI: 10.21680/2764-6076.2025v4n5ID38223. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoinfancia/article/view/38223. Acesso em: 5 dez. 2025.