O BRINCAR DE CASINHA E AS ARQUITETURAS DAS CRIANÇAS:
UMA EXPERIÊNCIA NO CORAÇÃO DA CHAPADA DOS VEADEIROS
DOI:
https://doi.org/10.21680/2764-6076.2025v4n5ID33589Resumo
O presente artigo foi elaborado a partir das reflexões produzidas na Disciplina “Estudos sobre o jogo, o brinquedo e a brincadeira na educação: abordagens teórico-metodológicas” do curso de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR em parceria com as professoras/es da Università Degli Studi Di Modena e Reggio Emilia, na Itália, e Edugest Formación Educativa e Serveis per a la Infancia Créixer Junts, na Espanha. As experiências analisadas foram vivenciadas na Escola Janela em Cavalcante-GO, em 2021, com a participação das crianças e professoras da Educação Infantil . O objetivo foi investigar os sentidos e significados construídos pelas crianças por meio da interação social e da conexão com o espaço da casinha. Para uma compreensão analítica da complexidade das interações das crianças, adotamos uma postura interdisciplinar com base nos Estudos da Infância e nos Estudos da Criança. Essas perspectivas, embora diferentes, compartilham um objeto de estudo em comum. No âmbito dos estudos sobre as crianças, iremos apresentar de forma sucinta as teorias do desenvolvimento humano que enfatizam o papel do brincar na aprendizagem das crianças presentes das abordagens Reggio Emilia e Pikler, as quais foram mencionadas ao longo dos encontros pelas instituições internacionais convidadas. Conclui-se que o jogo simbolíco vivenciado pelas crianças não apenas determinam as transformações psíquicas, mas também sua consciência e suas relações com o meio, tanto interno quanto externo.
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