A IMPORTÂNCIA DA ROTINA E OS CONTEXTOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: ESPECIFICIDADES DA PRÁTICA DOCENTE

Autores

  • Marcelo Silva de Souza Ribeiro Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Lucimar Coelho de Moura Ribeiro Universidade Federal do Vale do São Francisco

Palavras-chave:

Política Educacional, Educação Infantil, Prática Docente, Rotina

Resumo

Este artigo é uma atualização e ampliação, em co-autoria, do capítulo inicial da tese de um dos autores. O artigo em tela tem como objetivo discutir as especificidades da prática docente, evidenciando os desdobramentos sobre a rotina e seus ajustamentos via os contextos da Educação Infantil. Assumindo um método que transita entre a abordagem teórica e a documental, a Educação Infantil brasileira é apresentada, contrastivamente, a partir de alguns dados relativos ao contexto geral, a formação e, especificamente, a prática docente, sobretudo no que diz respeito a questão da rotina. Do ponto de vista do referencial teórico, a rotina é problematizada enquanto prática docência na Educação Infantil. Em relação aos resultados, são apresentadas informações quanto ao contexto da Educação Infantil via os seus desafios, demandas e avanços, evidenciando o entendimento de que a prática docente em Educação Infantil deve ser apreendida levando-se em consideração suas especificidades quanto aos aspectos próprios do lidar com a criança e ao mesmo tempo com as condições que atravessam o ser docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucimar Coelho de Moura Ribeiro, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Pediatra. Especialista em Saúde Pública. Mestra em Saúde Materno Infantil pelo Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (2013). Professora Assistente do Colegiado de Medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco.

Downloads

Publicado

21-06-2023

Como Citar

RIBEIRO, M. S. de S.; COELHO DE MOURA RIBEIRO, L. A IMPORTÂNCIA DA ROTINA E OS CONTEXTOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: ESPECIFICIDADES DA PRÁTICA DOCENTE. Revista Educação e Infâncias , [S. l.], v. 2, n. 3, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoinfancia/article/view/31565. Acesso em: 28 abr. 2024.