AS EMOÇÕES E A SOCIALIZAÇÃO INFANTIL: A PESQUISA COM CRIANÇAS NA ESCOLA DAS INFÂNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.21680/2764-6076.2023v2n3ID31934Palavras-chave:
Emoções, Socialização infantil, Pesquisa com crianças, InfânciasResumo
O presente artigo objetiva apresentar reflexões teóricas sobre as emoções e a socialização das crianças na escola da infância, discutir inferências empíricas dessas variáveis e relatar vivências de estudantes da graduação em um projeto de PIBIC. A metodologia conta com dois momentos. No primeiro é realizada uma revisão bibliográfica de artigos, nos referenciais e nos autores que discutem as variáveis aqui tratadas. Em seguida, é feita a coleta de dados com as crianças e/ou professores em escolas das infâncias, e, por meio da observação participante, descreve dados para explicar os fenômenos emocionais e sociais. Os resultados são preliminares e sugerem que as emoções facilitam as interações entre as crianças e, pela socialização, as crianças conquistam um amplo conjunto de estados emocionais e elas buscam por processos de socialização horizontais, não impostos pelos adultos. Destaca, por fim, o quanto é importante a participação de estudantes dos cursos de graduação em projetos de pesquisa.
Palavras-Chave: Emoções. Socialização infantil. Pesquisa com crianças. Infâncias.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Educação e Infâncias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.