AS EMOÇÕES E A SOCIALIZAÇÃO INFANTIL: A PESQUISA COM CRIANÇAS NA ESCOLA DAS INFÂNCIAS

Autores

  • Denise Bortoletto UFRN/NEI
  • Adir Luiz Ferreira Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Igor Ramon Oliveira Costa Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Milena Fernanda Lopes de Souza Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Rebeca Domitila Tavares de Azevedo Maurício dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Emoções, Socialização infantil, Pesquisa com crianças, Infâncias

Resumo

O presente artigo objetiva apresentar reflexões teóricas sobre as emoções e a socialização das crianças na escola da infância, discutir inferências empíricas dessas variáveis e relatar vivências de estudantes da graduação em um projeto de PIBIC. A metodologia conta com dois momentos. No primeiro é realizada uma revisão bibliográfica de artigos, nos referenciais e nos autores que discutem as variáveis aqui tratadas. Em seguida, é feita a coleta de dados com as crianças e/ou professores em escolas das infâncias, e, por meio da observação participante, descreve dados para explicar os fenômenos emocionais e sociais. Os resultados são preliminares e sugerem que as emoções facilitam as interações entre as crianças e, pela socialização, as crianças conquistam um amplo conjunto de estados emocionais e elas buscam por processos de socialização horizontais, não impostos pelos adultos. Destaca, por fim, o quanto é importante a participação de estudantes dos cursos de graduação em projetos de pesquisa.

Palavras-Chave: Emoções. Socialização infantil. Pesquisa com crianças. Infâncias.

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Publicado

21-06-2023

Como Citar

BORTOLETTO, D.; FERREIRA, A. L.; COSTA, I. R. O.; DE SOUZA, M. F. L.; DOS SANTOS, R. D. T. de A. M. AS EMOÇÕES E A SOCIALIZAÇÃO INFANTIL: A PESQUISA COM CRIANÇAS NA ESCOLA DAS INFÂNCIAS. Revista Educação e Infâncias , [S. l.], v. 2, n. 3, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoinfancia/article/view/31934. Acesso em: 16 jul. 2024.