A POESIA DE JORGE FERNANDES SOB O SIGNO DO CAMPO E DA CIDADE

Autores

  • Charlyene Santos de Souza

Palavras-chave:

Jorge Fernandes. Representações sociais. Modernidade

Resumo

Leitura de representações sociais dos espaços do campo e da cidade na obra do poeta norte-rio-grandense Jorge Fernandes, inserido na estética modernista no Rio Grande do Norte. Sua poesia problematiza questões voltadas a  esses ambientes, apontando as mudanças sociais ocorridas com a chegada da modernidade na provinciana Natal dos anos 1920 e como essas mudanças afetam os sujeitos em suas vivências. Sáo analisados os poemas “Aviões 1” e “Poema das Serras 1”, a fim de verificar como os referidos textos revelam uma espécie de adesáo do poeta ao processo de modernizaçáo social, via afirmaçáo do espaço urbano, ao mesmo tempo em que promovem a reafirmaçáo de valores advindos do campo. Para tanto, fundamentamo-nos no estudo de Antonio Candido (1976) acerca da relaçáo entre literatura e sociedade e nas reflexões de Raymond Williams (1989), em seu livro O Campo e a Cidade na História e na Literatura, além de também da reflexáo de Adorno (1985) sobre o texto literário e a sociedade moderna. Constata-se, com a análise dos poemas, que a modernidade é vista sob os olhos de quem ainda resguarda traços tradicionais e só adere parcialmente à nova ordem.

 

Charlyene Santos de Souza - Bolsista de Iniciaçáo Científica; Projeto "Representações Líricas e Sociais na Literatura Brasileira e Portuguesa", vinculado ao Grupo de pesquisa Estudos da Modernidade (UFRN).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

11-06-2012

Como Citar

DE SOUZA, C. S. A POESIA DE JORGE FERNANDES SOB O SIGNO DO CAMPO E DA CIDADE. Imburana: revista do Núcleo Câmara Cascudo de Estudos Norte-Rio-Grandenses, [S. l.], v. 3, n. 5, p. 30–39, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/imburana/article/view/1548. Acesso em: 25 abr. 2024.