QUERELAS A RESPEITO DO CERIMONIAL DA ORALIDADE AO PROCEDIMENTO DO REGISTRO POR MEIO DO ROMANCE A CASA: ALGUMAS REFLEXÕES

Autores

  • Sérgio Wellington Freire CHAVES
  • Maria Eveuma de OLIVEIRA
  • Manoel FREIRE

Palavras-chave:

Oralidade, Registro, Literatura, A Casa

Resumo

Análise de A Casa, romance da moderna literatura cearense, com o objetivo de refletir sobre o processo do desaguamento da literatura oral na literatura escrita. CASCUDO (2006), DUARTE (1987), PATRINI (2005) e outros, amparam e sustentam as reflexões acerca da oralidade e das marcas orais no escrito. Por meio de crítica análise da obra literária selecionada, objetiva-se ainda, comprovar bem como fomentar estudos sobre o referido processo.

 

Sérgio Wellington Freire CHAVES e Maria Eveuma de OLIVEIRA sáo discentes do Mestrado Acadêmico em Letras, do Programa de Pós-Graduaçáo em Letras (PPGL) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, sob orientaçáo do Prof. Dr. Manoel Freire (UERN).


 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

14-06-2012

Como Citar

CHAVES, S. W. F.; OLIVEIRA, M. E. de; FREIRE, M. QUERELAS A RESPEITO DO CERIMONIAL DA ORALIDADE AO PROCEDIMENTO DO REGISTRO POR MEIO DO ROMANCE A CASA: ALGUMAS REFLEXÕES. Imburana: revista do Núcleo Câmara Cascudo de Estudos Norte-Rio-Grandenses, [S. l.], v. 3, n. 5, p. 40–53, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/imburana/article/view/1931. Acesso em: 4 jul. 2024.