CARTA-PREFÁCIO DE LUÍS DA CÂMARA CASCUDO PARA SEVERINO BEZERRA

Autores

  • Maria da Conceição Silva Dantas Monteiro

Palavras-chave:

Luís da Câmara Cascudo, Carta, Prefácio, Ensino, Língua, Literatura

Resumo

Este artigo analisa uma carta-prefácio, escrita por Luís da Câmara Cascudo, para um livro de Português, e tem como objetivo discutir sobre as concepções de ensino/estudo da língua materna e de suas literaturas presentes no paratexto. De acordo com o Ferreira (s/d), carta é uma “comunicação manuscrita ou impressa, endereçada a uma ou várias pessoas; missiva, epístola” e prefácio é o “Discurso ou advertência que antecede obra escrita; prólogo, preâmbulo introdução”. Conforme os conceitos extraídos do dicionário, os gêneros citados pouco ou nada têm em comum, porém quando se trata de textos híbridos essa caracterização pode se alterar e um vir a se metamorfosear  em outro, como é o caso da carta escrita por Luís da Câmara Cascudo ao professor Severino Bezerra. A missiva foi posteriormente transformada em prefácio para a obra Para errar menos: conversa com estudantes (1963).

Maria da Conceição Silva Dantas Monteiro é professora de literatura brasileira da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Mestre em Letras pelo Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PPgEL/UFRN) e doutoranda (PPgEL/UFRN). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Comparada, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura brasileira, modernismo e registro da memória cultural, com ênfase no estudo da literatura local e regional. É membro do Núcleo Câmara Cascudo de Estudos Norte-Rio-Grandenses (NCCEN/UFRN) e dos Grupos de Pesquisa PRADILE/UERN e Estudos da Modernidade: processos de formação cultural/UFRN.

E-mail: conceicaomonteiro@uern.br

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

22-10-2014

Como Citar

MONTEIRO, M. da C. S. D. CARTA-PREFÁCIO DE LUÍS DA CÂMARA CASCUDO PARA SEVERINO BEZERRA. Imburana: revista do Núcleo Câmara Cascudo de Estudos Norte-Rio-Grandenses, [S. l.], v. 4, n. 7, p. 47–56, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/imburana/article/view/6067. Acesso em: 29 mar. 2024.