CARTAS EM EVENTOS DE LETRAMENTO: ELEMENTO GERADOR DE UNIDADE TEMÁTICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Isabel Tereza de Araújo Galvão
  • Almir César Teixeira Filho
  • Daniel César Cardoso

Palavras-chave:

Ensino de literatura, letramento, carta literária, unidade temática

Resumo

O objetivo do artigo é contribuir com sugestões para o ensino de literatura no Ensino Fundamental, enfocando a relevância do letramento literário como motivador da humanização do aluno e como ferramenta capaz de propiciar ao discente a oportunidade de ver a realidade sobre vários ângulos, encontrando novos significados para o mundo. Considera-se a  leitura do texto literário como prática social essencial à formação humanizadora, associada ao processo de letramento mais geral que ocorre durante os anos de formação escolar. Sugere-se o uso da carta literária como elemento motivador e facilitador na interação do discente com o mundo da literatura, partindo do ponto de vista de que tal gênero é uma fonte rica de informações necessárias para que os alunos desmistifiquem a figura do literato como a de alguém distante e alheio ao mundo real, além do fato de que as missivas possibilitam uma visão sobre o que os seus autores, como intelectuais, pensavam a respeito dos movimentos literários da sua época. A metodologia sugerida para ensino é o trabalho com unidade temática, baseada no método de Sequência Didática, com o emprego de materiais didáticos diversificados. O apoio teórico para a proposta apresentada são os estudos de Cosson (2006; 2009; 2010), Candido (1995), Soares (2000) e Araújo; Sá (2012).

Isabel Tereza de Araújo Galvão possui graduação em Letras Língua Portuguesa e Literatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura e ensino. Possui Especialização em Literatura e Ensino pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN) em parceria com a UAB Universidade Aberta do Brasil (2013). Tem vínculo empregatício com o IFRN e é mestranda do PROFLETRAS/UFRN.

Almir César Teixeira Filho possui graduação em Letras Língua Portuguesa e Literatura, tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura e ensino - mestrando do PROFLETRAS/UFRN.

Daniel César Cardoso possui graduação em Letras Língua Portuguesa e Literatura, tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura e ensino - mestrando do PROFLETRAS/UFRN.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

26-03-2015

Como Citar

GALVÃO, I. T. de A.; TEIXEIRA FILHO, A. C.; CARDOSO, D. C. CARTAS EM EVENTOS DE LETRAMENTO: ELEMENTO GERADOR DE UNIDADE TEMÁTICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL. Imburana: revista do Núcleo Câmara Cascudo de Estudos Norte-Rio-Grandenses, [S. l.], v. 4, n. 8, p. 73–85, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/imburana/article/view/6892. Acesso em: 18 abr. 2024.