Aspectos da ação intelectual de Câmara Cascudo nos anos de 1920

Autores

  • José Luiz Ferreira

Palavras-chave:

Câmara Cascudo, modernismo, regionalismo, cultura e literatura

Resumo

Leitura da produçáo intelectual do escritor Luís da Câmara Cascudo no início do século XX, a partir da análise de textos esparsos publicados em periódicos, de sua autoria, além de outras ações empreendidas pelo autor, com o objetivo de compor uma amostra dos primeiros instantes de uma açáo intelectual que tomará uma maior dimensáo ao longo de várias décadas do século passado. As atividades desenvolvidas pelo autor naquele período marcaram, de certa forma, presença em uma discussáo que envolvia a vida cultural nacional. Muitos dos aspectos ligados à açáo de Câmara Cascudo e à vida cultural da regiáo precisam ainda ser estudados, pois como demonstram os fatos, a natureza das discussões que envolvem a questáo regionalista e modernista aponta para outras questões que certamente muito contribuiráo para compreender melhor os anos de 1920 no Brasil. 

José Luiz Ferreira é Doutor em Estudos da Linguagem na área de Literatura Comparada (PPgEL/UFRN). É Professor na UERN e na UFERSA, com atuaçáo na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

24-02-2011

Como Citar

FERREIRA, J. L. Aspectos da ação intelectual de Câmara Cascudo nos anos de 1920. Imburana: revista do Núcleo Câmara Cascudo de Estudos Norte-Rio-Grandenses, [S. l.], v. 2, n. 3, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/imburana/article/view/932. Acesso em: 27 abr. 2024.