De Papary à  (Dio)Ní­sia: cidade e mulher

Autores

  • Flávio Rodrigo Freire Ferreira

Palavras-chave:

Papary, Ní­sia Floresta, Nossa Senhora do Ó, Representações sociais

Resumo

Estudo sobre a história da atual cidade de Nísia Floresta (RN), a fim de demonstrar a existência de uma relaçáo entre Papary, primeiro nome da cidade, e a sua santa padroeira, Nossa Senhora do Ó. O objetivo é estabelecer uma relaçáo entre os significados que os moradores atribuem aos fatos que envolvem a antiga Papary, Nísia Floresta e Nossa Senhora do Ó, personagens importantes para a história local. Com pesquisa etnográfica e documental realizada na cidade, conclui-se que existe algo ainda inexplicável no tocante ao processo de nominaçáo da cidade.

Flávio Rodrigo Freire Ferreira -  doutorando em Ciências Sociais (UNICAMP). Possui experiência de pesquisa nas áreas de Sociologia e Antropologia, com ênfase em Antropologia Rural, atuando principalmente com os temas: identidade, etnicidade, festa, memória e patrimônio imaterial. Professor de Antropologia da Faculdade de Natal - FAL

e-mail: flaviorodrigoff@yahoo.com.brCV Lattes: http://lattes.cnpq.br/5928776388071995

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

13-03-2011

Como Citar

FERREIRA, F. R. F. De Papary à  (Dio)Ní­sia: cidade e mulher. Imburana: revista do Núcleo Câmara Cascudo de Estudos Norte-Rio-Grandenses, [S. l.], v. 2, n. 3, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/imburana/article/view/969. Acesso em: 21 dez. 2024.