Princípios da cirurgia laparoscópica
DOI:
https://doi.org/10.20398/jscr.v15i1.36096Palavras-chave:
Laparascopia, Inovações cirúrgicas, Cirurgia laparoscópica, Cirurgia minimamente invasivaResumo
A introdução da laparoscopia é um exemplo de inovação cirúrgica com rápida implementação em diversas áreas da cirurgia, tendo início na cirurgia da vesícula biliar. Um grande número de estudos demonstraram que a cirurgia laparoscópica está associada aos mesmos benefícios que outros procedimentos minimamente invasivos, incluindo as vantagens de menos dor pós-operatória, recuperação mais precoce do trânsito intestinal e menor tempo de internação hospitalar, tanto na cirurgia para doenças benignas quanto malignas. Apesar das propostas iniciais sobre a segurança oncológica, os ensaios bem concluídos demonstraram que os resultados da laparoscopia e da cirurgia aberta são semelhantes. Há que se tenha parcimônia com o peumoperitôneo com CO 2 prolongado, devido aos efeitos tóxicos do gás e outras variáveis. Apresentamos aqui uma revisão da história da cirurgia laparoscópica, equipamentos, instrumentais, vantagens e vantagens, efeitos fisiológicos, complicações, fatos relacionados ao pneumoperitôneo, e conversão da cirurgia laparoscópica para cirurgia aberta. Prevenção de complicações e manejo de sangramento completaram a revisão.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 JOURNAL OF SURGICAL AND CLINICAL RESEARCH
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Uma vez aceito o artigo para publicação, os autores transferem os Direitos Autorais (copyright) para o J Surg Cl Res, responsabilizam-se pelo conteúdo do trabalho, confirmam sua originalidade e se comprometem a não publicá-lo em outros periódicos na íntegra ou em parte.