Chamada para Dossiê Temático: “É FESTA QUE VEM DAS RUAS!"

16-03-2024

Licença a quem veio antes, licença a quem está por vir.

Salve todas as maestrias!

 

A Revista Manzuá é um periódico permanente do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – PPGArC, da Universidade Federal do Rio Grande Norte – UFRN, e em seu número 01 do sétimo ano do periódico tem a felicidade de fazer o chamamento para submissões de artigos para o dossiê temático “É FESTA QUE VEM DAS RUAS!".

Estamos convidando autorias do universo da Cultura: pesquisadoras, acadêmicas e profissionais interessadas em contribuir na publicação de seus trabalhos, originais e com perspectivas inovadoras, sobre diversos aspectos das manifestações culturais e das artes espetaculares.

Busca-se acolher reflexões e estudos plurais acerca do universo da “festa popular”, considerando a alegria e os saberes que podem emergir desde os acontecimentos tradicionais até as sabenças brincantes, as mandingas rituais e as poéticas do corpo cênico.

São tópicos propositivos dessa Manzuá que se posta em estandartes:

  1. Espetáculos tradicionais: Produções textuais acerca dos festejos populares e das expressões artísticas tradicionais: estudos sobre formas de expressão artística tradicionais e populares que dancem, cantem, contem e narram o universo da dança, do teatro, da performance, da rua e do povo, ritos tradicionais, ritos religiosos, danças típicas, danças tribais, brinquedos e manifestações populares;
  2. Espetacularidades do cotidiano: Produções textuais acerca dos comportamentos e de construções de identidades: estudos sobre como a cultura tradicional e popular que reflitam e impliquem a construção de identidades individuais e coletivas, incluindo questões de gênero, raça, etnia e nacionalidade; brinquedos urbanos, cortejos e desfiles, protocolos públicos de festa e fé;
  3. Espetáculos das Artes Cênicas: Produções textuais acerca da produção e da pesquisa em Mimo, Circo, Máscara, Ópera, Performance, Teatro, Dança (Balé, Dança Moderna, Dança Contemporânea, Danças Populares, Frevo, Maracatu, Samba, Danças de Rua, Dança de Orixás, Dança e Tecnologia.

A seguir, cantamos loas (fazemos emergir questões) que podem fazer ressoar esse nosso chamamento:

  1. Quais são os fenômenos e elementos que constituem o universo da cultura popular, ligados à manifestação de um Brasil vasto e, em complementaridade, profundo?
  2. Como evidenciar as maestrias populares, seus saberes e sabenças em meio às questões da contemporaneidade?
  3. De que maneira as culturas populares implicam e influenciam, com suas formas, crenças, valores e ritos, as identidades de uma sociedade tão complexa e desigual, quanto a nossa?
  4. Quais são os impactos do capitalismo global sobre o vasto campo identitário que forma a pluralidade brasileira?
  5. Quais são os papéis das Universidades e da pesquisa acadêmica na difusão, no acolhimento, na formação, na permanência e na continuidade das maestrias, dentro e fora dos currículos e programas?
  6. Como as diferentes formas artísticas, como as artes visuais, dança, teatro, música, cinema, literatura e moda, podem ser acolhidos no universo das culturas populares?

Diretrizes para Submissão:

  • Os artigos submetidos devem ser originais e não terem sido publicados anteriormente nem estar sob consideração para publicação em outra revista ou formato.
  • Os manuscritos devem seguir as diretrizes de formatação da Revista Manzuá, disponíveis no site do PPGArC, no endereço: https://periodicos.ufrn.br/manzua/about/submissions
  • O recebimento dos textos será em formato de artigos, entrevistas e ensaios.
  • O prazo para submissão é 19/05/2024.

A Revista Manzuá está comprometida em promover o estudo e a apreciação deste Dossiê como parte integrante da diversidade cultural global. Estamos ansiosos para receber contribuições enriquecedoras. Esperamos textos que possam dançar, cantar e narrar a história de um Brasil profundo e plural.

Atenciosamente,

 

Prof. Dr. Sebastião de Sales Silva (IFTO, Campus Gurupi)

Prof. M.e Makarios Maia Barbosa (UFRN)

Organizadores

 

Prof. Dr. Adriano Moraes de Oliveira (UFRN)

Editor