Programas Performativos Pandêmicos como registro e continuidade dos processos de criação em dança durante a pandemia

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Autores

  • Igor Gasparini UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.21680/2595-4024.2022v5n1ID28120

Resumo

Como artista da dança, diretor do T.F.Style Cia de Dança, este texto surge a partir das experiências artísticas desenvolvidas pelo núcleo desde 2002 e que, nos últimos anos, desdobrou-se no aprofundamento da pesquisa corpo-cidade e de outras possibilidades de mediação obra-público. Em 2020, com a interrupção das ações presenciais, o núcleo teve de encontrar outras formas de continuar a pesquisa em andamento, dividindo suas ações entre grupo de estudos, vivências práticas pela tela e realização de programas performativos, com objetivo de reforçar os ELOs à distância. Se, por um lado, o isolamento social impediu que os artistas continuassem a pesquisa de corpo a corpo, abriu possibilidades de investigação de outras relações com o espaço: o espaço-casa e o espaço-tela. E a pesquisa de corpo em 360º encontrou outros desafios nas telas bidimensionais. Neste momento de isolamento social, são muitas as incertezas para nós artistas da cena. Como cultivar a presença mediada pela tela? Ainda é possível realizar as “artes vivas” em meio a tantas mortes? Como manter os ELOs e a pesquisa em dança neste período de isolamento? Como a experiência de cidade em um contexto pós-pandêmico também transforma nosso fazer? Em março de 2020, quando decidimos pela continuidade dos encontros dessa outra forma, sugeri ao grupo o texto “Programas Performativos: o corpo em experiência”, de Eleonora Fabião, primeiramente, para leitura e discussão, mas que também pudesse estimular a realização de protocolos de criação. Essa iniciativa permaneceu viva ao longo de todo o ano de 2020 e, inspirados pela artista e pesquisadora, surge o blog Programas Performativos Pandêmicos pelo anseio de tornar público parte desses protocolos realizados ao longo da pandemia, além de demarcar historicamente o momento atual e registrar os processos de criação do núcleo durante a pandemia da COVID-19. 

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Publicado

21-12-2022

Como Citar

GASPARINI, I. Programas Performativos Pandêmicos como registro e continuidade dos processos de criação em dança durante a pandemia: -. Manzuá: Revista de Pesquisa em Artes Cênicas, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 14, 2022. DOI: 10.21680/2595-4024.2022v5n1ID28120. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/manzua/article/view/28120. Acesso em: 8 maio. 2024.