Trocando de máscaras

uma releitura cômica de 'Hamlet' de Shakespeare à luz dos elementos cômicos descritos por Henri Bergson

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2595-4024.2025v8n1ID37364

Resumo

Este artigo explora os procedimentos cômicos na construção de um espetáculo solo, narrado por Horácio, baseado na obra "Hamlet", à luz das teorias de Henri Bergson. O filósofo, em sua obra "O Riso: Ensaio sobre a Significação do Cômico", oferece uma análise dos mecanismos do humor e sua relação com a condição humana. Embora sua obra não se foque diretamente no teatro, suas ideias são aplicáveis à compreensão da comédia em contextos teatrais, especialmente em "Hamlet", de William Shakespeare. O desenvolvimento das cenas destaca elementos como a inversão de papéis, o exagero e a contradição, evidenciando como esses aspectos cômicos são utilizados para transformar a tragédia em comédia, enriquecendo a narrativa e a caracterização das personagens. A aplicação das teorias de Bergson ao estudo de "Hamlet" revela a interseção entre o riso e a tragédia, demonstrando como o humor pode ser uma ferramenta poderosa na construção de narrativas complexas e multifacetadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiano Marques, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Aluno da pós-graduação em Mestrado em Artes (IFCE), com formação em Licenciatura em Teatro pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, campus de Fortaleza, traz uma vasta experiência no campo das artes cênicas. Ex-integrante do Grupo de Pesquisa CRISE (Comicidade, Riso e Experimento), onde atuou como ator, pesquisador e bolsista, acumulou valiosa prática no estudo da comicidade. Sua trajetória inclui participações como ator na Companhia Cearense Molecagem (2013-2014) e no grupo Comédia Cearense (2011-2024). Atualmente, é membro da Grupo Pregando peças, onde continua sua pesquisa sobre a comicidade. Também é fundador do grupo teatral Pestatenção, focado em pesquisa sobre comicidade e palhaçaria, projeto Carambola, voltado para espetáculos e contação de histórias infantis, continua a expandir seu impacto no teatro.

Downloads

Publicado

06-12-2025

Como Citar

MARQUES, Cristiano. Trocando de máscaras: uma releitura cômica de ’Hamlet’ de Shakespeare à luz dos elementos cômicos descritos por Henri Bergson. Manzuá: Revista de Pesquisa em Artes Cênicas, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 136–154, 2025. DOI: 10.21680/2595-4024.2025v8n1ID37364. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/manzua/article/view/37364. Acesso em: 5 jan. 2026.

Edição

Seção

Artigos/Articles