Trocando de máscaras
uma releitura cômica de 'Hamlet' de Shakespeare à luz dos elementos cômicos descritos por Henri Bergson
DOI:
https://doi.org/10.21680/2595-4024.2025v8n1ID37364Resumo
Este artigo explora os procedimentos cômicos na construção de um espetáculo solo, narrado por Horácio, baseado na obra "Hamlet", à luz das teorias de Henri Bergson. O filósofo, em sua obra "O Riso: Ensaio sobre a Significação do Cômico", oferece uma análise dos mecanismos do humor e sua relação com a condição humana. Embora sua obra não se foque diretamente no teatro, suas ideias são aplicáveis à compreensão da comédia em contextos teatrais, especialmente em "Hamlet", de William Shakespeare. O desenvolvimento das cenas destaca elementos como a inversão de papéis, o exagero e a contradição, evidenciando como esses aspectos cômicos são utilizados para transformar a tragédia em comédia, enriquecendo a narrativa e a caracterização das personagens. A aplicação das teorias de Bergson ao estudo de "Hamlet" revela a interseção entre o riso e a tragédia, demonstrando como o humor pode ser uma ferramenta poderosa na construção de narrativas complexas e multifacetadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Cristiano Marques

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Português (Brasil)
English
Español (España)
Français (Canada)