GIRA CÊNICA
o teatro na encruzilhada ou a incorporação de um Cavalo Bravo que não pretende se amansar
DOI:
https://doi.org/10.21680/2595-4024.2024v7n2ID37666Resumo
O artigo revelou o processo pedagógico da Cia Teatro Documentário, em metodologia de pesquisação, a partir da encenação construída numa encruzilhada, no centro de São Paulo, cuja pedagogia pautada em Exú foi o cerne. E, de como os artistas documentaristas se posicionaram esteticamente contra o projeto de neocolonização presente no capitalismo enquanto invocam, por meio de uma gira cênica a presença de outras versões da vida de um bandido chamado Mineirinho, eternizado em um documento de Clarice Lispector no século XX. Se conclui pelo conceito de inacabamento presente em Exú, e ao mesmo tempo, na prática teatral contemporânea, a não separação dos modos de produção e das práticas artísticas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 GUSTAVO Idelbrando Curado
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).