GIRA CÊNICA

o teatro na encruzilhada ou a incorporação de um Cavalo Bravo que não pretende se amansar

Autores

  • GUSTAVO Idelbrando Curado UNIVERSIDADE DE SAO PAULO

DOI:

https://doi.org/10.21680/2595-4024.2024v7n2ID37666

Resumo

O artigo revelou o processo pedagógico da Cia Teatro Documentário, em metodologia de pesquisação, a partir da encenação construída numa encruzilhada, no centro de São Paulo, cuja pedagogia pautada em Exú foi o cerne. E, de como os artistas documentaristas se posicionaram esteticamente contra o projeto de neocolonização presente no capitalismo enquanto invocam, por meio de uma gira cênica a presença de outras versões da vida de um bandido chamado Mineirinho, eternizado em um documento de Clarice Lispector no século XX. Se conclui pelo conceito de inacabamento presente em Exú, e ao mesmo tempo, na prática teatral contemporânea, a não separação dos modos de produção e das práticas artísticas.

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Publicado

24-12-2024

Como Citar

IDELBRANDO CURADO, G. GIRA CÊNICA: o teatro na encruzilhada ou a incorporação de um Cavalo Bravo que não pretende se amansar. Manzuá: Revista de Pesquisa em Artes Cênicas, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 64–85, 2024. DOI: 10.21680/2595-4024.2024v7n2ID37666. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/manzua/article/view/37666. Acesso em: 7 jan. 2025.