EDITORIAL

RITUALIDADES DA CENA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2595-4024.2024v7n2ID38628

Resumo

Apresentação do dossiê "Ritualidades da Cena" pelos editores convidados, professores doutores Robson Carlos Haderchpeck e Luiz Davi Vieira Gonçalves.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Davi Vieira Gonçalves, Universidade do Estado do Amazonas

Performer, Diretor de Teatro e Antropólogo-Artista. Professor Adjunto do curso de Teatro da Universidade do Estado do Amazonas-UEA, Professor titular do Programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas - PPGICH. Professor colaborador do Programa de Pós-graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Amazonas - PPGAS-UFAM. Pós-doutor em Teatro-Educação pela Universidade de São Paulo - USP, Pós-doutor e Doutor em Antropologia Social pela Universidade Federal do Amazonas-UFAM, com a pesquisa intitulada: O(s) Corpo(s) kõkamõu: a performatividade do pajé-hekura Yanonami da região de Maturacá. Mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás PUC, linha de pesquisa: História Cultural, com a pesquisa: A Teatralidade na Obra de Siron Franco: uma relação entre Teatro, Artes Plásticas e História em Goiás (1988 a 1999). Graduado em Artes Cênicas - Bacharelado e Licenciatura pela Universidade Federal de Goiás. Autor de livros sobre xamanismo, performance art e afeto na prática de rituais. . Atualmente é Líder do Diretório de Pesquisa Tabihuni: Núcleo de Investigações em Teatralidades Contemporâneas e suas Interfaces Pedagógicas-UEA/CNPq. Coordena os Projetos de Extensões: Tabihuni: o Corpo na Arte Contemporânea e suas Interfaces Artísticas e Interculturais (ESAT-UEA) e, Tecendo Diálogos Interculturais (ENS-UEA). Na modalidade participante integra os seguintes Grupos de Pesquisa: Grupo Maracá CNPq/UFAM, Grupo IMAM: Imagem, Mito e Imaginário nas Artes da Cena CNPq/UFG e o Núcleo de Antropologia, Performance e Drama NAPEDRA CNPq/USP. É integrante pesquisador da ABRACE - Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas, coordenando o GT IMAM. É pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Brasil Plural-IBP (UFSC-UFAM) trabalhando com povos indígenas (Yanomami, Kubeu, Baniwa, Yepamasha/tukano, Sateré Mawé, Tuyuca, Kokama, Karapana) em áreas como Etnologia, Antropologia da Performance, Arte e Xamanismo no Alto Rio Negro Amazonas. Além das atividades acadêmicas, participa de diversas oficinas de formação, montagens de espetáculos e desenvolve experiências corporais em regiões brasileiras como Amazônia (indígenas e ribeirinhos) e Goiás (sertanejos, andarilhos e moradores locais).

Robson Carlos Haderchpek, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Ator, diretor, professor e pesquisador formado e pós-graduado pela Universidade Estadual de Campinas. Bacharel em Artes Cênicas (Unicamp, 2001), começou a estudar teatro em 1994 no Núcleo de Artes Cênicas do SESI de Rio Claro/SP. Fez Mestrado (2005) e Doutorado (2009) na área de Artes/Teatro e atualmente desenvolve uma pesquisa acerca dos princípios ritualísticos da cena. Realizou o seu primeiro Pós-Doutorado na Universität für Musik und Darstellende Kunst Wien sob supervisão da Profa. Angelika Hauser-Dellefant e da Profa. Ursula Hofrichter, Áustria (2014/2015) e fez o seu segundo Pós-doutorado no PPGAC da UFBA (2020/2021) sob supervisão da Profa. Dra. Joice Aglae Brondani. É professor associado do Curso de Teatro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, atua no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas e desenvolve Projetos de Extensão e Pesquisa na UFRN. Professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Artes da UERJ. Professor colaborador no Doutorado em Ciências da Educação do Instituto Superior de Ciências de Educação do Sumbe, Angola. Foi presidente da ABRACE - Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas nos anos de 2017 e 2018 e integrante do Conselho Fiscal (2019-2021). É co-fundador do GT Mito, Imagem e Cena.Trabalha ativamente na área de Teatro estabelecendo um diálogo constante entre as práticas artísticas da academia e o cenário teatral contemporâneo; dirigiu mais de quarenta espetáculos, dentre eles: Mi Casa su Casa - Arkhétypos Grupo de Teatro da UFRN (2018), Encontros Ancestrais Cempasúchil - México (2018), Éter - Arkhétypos Grupo de Teatro da UFRN (2017), The Conference of the Birds - Viena/Áustria (2015), Revoada - Arkhétypos Grupo de Teatro da UFRN (2014-2019), Aboiá - Arkhétypos Grupo de Teatro da UFRN (2013), Santa Cruz do Não Sei - Arkhétypos Grupo de Teatro da UFRN (2011-2012), Andanças (2009-2010) Prêmio Funarte de Teatro de Rua, Carolinas (2007-2008) Vencedor do Mapa Cultural Paulista, A Terceira Margem do Rio (2007) e Murucututu (2007) Contemplado pelo Projeto SESC Amazônia das Artes. Tem promovido debates e palestras a respeito da arte teatral e dos saberes populares, incentivando a formação de Grupos de Pesquisa dentro e fora da Universidade. Autor dos Livros: O Teatro Ritual e os Estados Alterados de Consciência (2021), A Poética da Direção Teatral: O diretor-pedagogo e a arte de conduzir processos (2016), organizador do livro: Arkhétypos Grupo de Teatro: Encontros e Atravessamentos (2017) e co-organizador dos livros: Encontros Arcanos: Poética do Imaginário (2023), Práticas Decoloniais nas Artes da Cena I e II (2020; 2022), Amotinamentos e (re)existência: Poéticas e Pedagogias sobre Gênero e Feminismos nas Artes da Cena (2022), Gingas, Mandingas e Chamamentos no Jogo da Construção Poética (2022) e Corpo e Processos de Criação nas Artes Cênicas (2016). Em 2006 foi contemplado pelo PAC (Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo), em 2008 foi vencedor do Mapa Cultural Paulista junto à Cia Vidraça, em 2009 ganhou o FUNARTE de Teatro de Rua e em 2012 ganhou juntamente com o Grupo Arkhétypos de Teatro, o Prêmio de Teatro Myriam Muniz - FUNARTE Categoria Montagem. Tem atuado continuamente em parceria com grupos de teatro e pesquisadores do Brasil e do exterior. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Teatro, atuando principalmente nos seguintes temas: Atuação, Teatro Ritual, Direção, Preparação Corporal, Formação de Ator e Pedagogia Teatral. Bolsista Produtividade do CNPq.

Downloads

Publicado

24-12-2024

Como Citar

GONÇALVES, L. D. V.; HADERCHPEK, R. C. EDITORIAL: RITUALIDADES DA CENA. Manzuá: Revista de Pesquisa em Artes Cênicas, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 1–6, 2024. DOI: 10.21680/2595-4024.2024v7n2ID38628. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/manzua/article/view/38628. Acesso em: 7 jan. 2025.