UM OLHAR DECOLONIAL: DAS REFLEXÕES ÀS CAVALHADAS DE MESSIAS
DOI:
https://doi.org/10.21680/2595-4024.2025v8n1ID39003Resumo
Pensar em um olhar decolonial parece ser um estudo primordial para abrir campos de pesquisas comprometidos com a complexidade que reside nos estudos culturais do Brasil. Partindo dessa premissa, este artigo traz teorias decoloniais como forma de compreender discursos, contextos sociais, artísticos e culturais, em especial o contexto da Cultura Popular de Alagoas. Esse artigo aborda uma trajetória que desconstrói noções consideradas universais de sistemas capitalistas eurocêntricos. Nesse sentido, buscamos fazer um exercício da construção de um olhar opositor e tensionador de ópticas voltadas para os moldes sociais universais. Assim, a partir de análises dentro do contexto cultural, com enfoque nos festejos de tradição popular, nós fazemos uma reflexão sobre a Cavalhada alagoana do município de Messias.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Matilde Wrublevski, Roosivelt Gabriel Macario Neves, Larissa Barbante

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Português (Brasil)
English
Español (España)
Français (Canada)