DIALÉTICA ENCALACRADA:
CORPORALIDADE E VIOLÊNCIA NA PEÇA “VILA PARISI”
DOI:
https://doi.org/10.21680/2595-4024.2025v8n1ID39358Resumo
RESUMO: baixada a poeira com o licenciamento ambiental em Cubatão, surge com a peça “Vila Parisi” (Coletivo 302, 2019) um ator/espectador implicado no palco da rua, performando e vociferando (ZUMTHOR, 2014; PASSÔ, 2018) a memória popular contra o projeto de destruição de minorias e da natureza. Este ensaio busca compreender como a encenação em site-especific, cenários móveis, palcos setorizados e assentos livres e itinerantes ao chão trazem elementos dramáticos que forjam vozes e presenças corporal e política (ARTAUD, 1999; KIFFER, 2016) de um jovem público em fermentação, a partir de pesquisa de rua com a população sobrevivente numa cidade paradigma industrial, repressora e incivil. Relacionando noções de sociedade violenta (LORDÓN, 2015; SAFATLE, 2019) e processos artísticos no Brasil, este texto deseja entender como as práticas dessa teatrologia de porta de fábrica encalacram corpos-espectadores e corpos-personagens ao mangue, atuando à margem de um teatro-cidade mais convencional e produzindo em chave de conformação material um pensamento crítico-dialético de denúncia, rememoração e devir nacional a partir de um trágico episódio da história regional.
Palavras-chave: Teatro de rua. teatro e luta de classes. corporalidade. violência. crítica social.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 MARCIO GREGORIO SÁ DA SILVA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Português (Brasil)
English
Español (España)
Français (Canada)