Zonas de escrituras

reflexões sobre a criação de textos dramatúrgicos a partir de produções autorais experimentais

Autores

  • André Sátiro Universidade Federal do Rio Grande do Norte https://orcid.org/0009-0001-4269-4704
  • Aldair Rodrigues Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • Camila Milena da Silva Universidade Federal de Campina Grande
  • George Rocha Holanda Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

DOI:

https://doi.org/10.21680/2595-4024.2025v8n1ID42028

Resumo

O presente artigo é um exercício de dramaturgia autoral suscitado diante das discussões em torno dos campos de produção da dramaturgia contemporânea. Sua iniciativa surge através da I Jornada de Pesquisa em Artes da Cena, promovida pelo NACE – Núcleo de Estudos e Pesquisas em Artes da Cena, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. As discussões abordadas traçam um panorama de influências e experimentações que são articuladas para a construção de textos teatrais. A partir dessas articulações de gestos de escritas, referências e pensamentos, os pesquisadores-escritores dialogam com autores como José da Costa Filho (2009), para discutir caminhos possíveis para a produção de novas dramaturgias no cenário teatral brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Sátiro, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Ator, diretor e pesquisador em teatro. Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Bacharel em Arte e Mídia pela Universidade Federal de Campina Grande. Tem formação pedagógica em Artes Visuais. Atuou em diversos espetáculos como “A dama do lotação”, “O Príncipe Feliz”, “Misterioso”, entre outros. Na Bodopitá Companhia de Teatro, dirigiu o espetáculo “Caravanas”, e recebeu com esse trabalho o reconhecimento e participação no evento A_ponte, realizado pelo Itaú Cultural. Desenvolve a sua pesquisa em torno do teatro performativo, com enfoque na produção de novas dramaturgias no cenário teatral brasileiro. Já trabalhou em curtas metragens, comerciais e materiais voltados para o audiovisual.

Aldair Rodrigues, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Possui graduação em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005) , mestrado em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2016) e é especialista em ensino da arte pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte(2014). Atualmente é docente e doutorando da Universidade Federal do Rio Grande do Norte sob orientação do professor Dr. Samuel Anderson de Oliveira Lima. Tem experiência na área de Educação, Artes, com ênfase em Dramaturgia, atuando principalmente nos seguintes temas: processos criativos e formativos em artes, Nelson Rodrigues, psicanálise e literatura brasileira.L/UFRN.

Camila Milena da Silva, Universidade Federal de Campina Grande

Escritora, diretora e pesquisadora. Bacharel em Arte e Mídia pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), atua em um teatro cômico e metalinguístico, investigando a comicidade como ferramenta crítica e política.

George Rocha Holanda, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Ator, diretor e palhaço. Bacharel em Direito, Especialista Lato Sensu em Cinema, Mestre em Teatro, todos pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Hoje é Doutorando em Teatro no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas - PPGArC do Departamento de Artes - DEART/UFRN.

Downloads

Publicado

06-12-2025

Como Citar

SÁTIRO, André; RODRIGUES, Aldair; SILVA, Camila Milena da; ROCHA HOLANDA, George. Zonas de escrituras: reflexões sobre a criação de textos dramatúrgicos a partir de produções autorais experimentais. Manzuá: Revista de Pesquisa em Artes Cênicas, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 105–126, 2025. DOI: 10.21680/2595-4024.2025v8n1ID42028. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/manzua/article/view/42028. Acesso em: 24 dez. 2025.