Poéticas do Solo Cênico na Atualidade: Memória, Tecnologia e Autonomia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2595-4024.2025v8n1ID42259

Resumo

Este artigo reúne reflexões desenvolvidas na mesa “O trabalho solo em processos de criação no Teatro”, realizada durante a I Jornada de Pesquisa em Artes da Cena, articulando três perspectivas complementares sobre o solo cênico contemporâneo. O primeiro texto aborda o solo como dispositivo político de reexistência, analisando como a performance Arquivo Invisível mobiliza o corpo da intérprete como arquivo vivo capaz de tensionar memórias apagadas e enfrentar narrativas hegemônicas. O segundo examina o espetáculo I Love You So Much I Could Die, de Mona Pirnot, destacando a dialética entre tecnologia e autenticidade e a potência estética da mediação robótica na performance autobiográfica. O terceiro texto discute a autonomia do artista-pesquisador em processos de criação solos e coletivos, entendendo a autodireção como prática ética, estética e pedagógica que reconfigura papéis e responsabilizações no fazer teatral. Em conjunto, os três trabalhos evidenciam o solo como território multifacetado, no qual memória, tecnologia e autonomia se entrelaçam para produzir novas formas de presença, de criação e de pensamento na cena contemporânea.

Palavras-chave: teatro solo; processos de criação; autonomia; memória; tecnologia na cena.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laura Viana Mallmann, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Mestranda em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Licenciada em Teatro pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com distinção da Láurea Acadêmica. Atriz, professora e pesquisadora; principalmente nos temas: contação de histórias, ensino de teatro e performances narrativas.

Joseliny Yasmin, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Atriz (DRT: 2468/RN) com experiência em atuação para cinema (longas e curtas-metragens), televisão (minisséries), e artes cênicas (teatro e circo). Atualmente, ocupa o cargo de Chefe de Departamento na Fundação de Cultura Aldeia do Guajirú (FUNCAG).É formanda do 8 período da Licenciatura em Teatro pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com ingresso em 2022. Na UFRN, atuou como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), nas seguintes modalidades: Interdisciplinar: Dança e Teatro (2024-Atualmente) e Teatro (2023-2024).Tem desenvolvido estudos e práticas nas áreas de Educação Artística, Artes Cênicas e Técnicas Teatrais, com foco em temas como cartografia do corpo, teatro jornal e teatro documentário. Interesse de pesquisa e criação artística abrange a abordagem de questões históricas, como a ditadura, e a exploração de narrativas de pertencimento em contextos sociais.

Downloads

Publicado

06-12-2025

Como Citar

LIMA, Eduardo; VIANA MALLMANN, Laura; YASMIN, Joseliny. Poéticas do Solo Cênico na Atualidade: Memória, Tecnologia e Autonomia. Manzuá: Revista de Pesquisa em Artes Cênicas, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 42–55, 2025. DOI: 10.21680/2595-4024.2025v8n1ID42259. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/manzua/article/view/42259. Acesso em: 5 jan. 2026.