Poéticas, políticas e produção teatral: percursos, memórias e modos de fazer nas artes da cena no nordeste e no sul do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.21680/2595-4024.2025v8n1ID42261Resumo
Este artigo reúne reflexões produzidas a partir do encontro entre três pesquisas apresentadas na I Jornada de Pesquisas em Artes da Cena (2025), articuladas em torno da mesa “Poéticas, políticas e modos de produção teatral”. O texto discute como diferentes modos de produção em artes cênicas se constituem em meio a atravessamentos sociopolíticos, institucionais e históricos, destacando tanto experiências contemporâneas quanto práticas desenvolvidas fora dos centros hegemônicos de validação artística. A partir das contribuições de Daniela Mussi (2010), Heloisa Marina (2023), Néstor García Canclini (2010), Ileana Diéguez Caballero (2011) e Rômulo Avelar (2008), os autores analisam desde processos de profissionalização impulsionados por políticas públicas recentes, até estratégias de criação e resistência presentes em grupos potiguares das décadas de 1970 e 1980. Também são examinadas ações extensionistas no Teatro Caixa Preta (UFSM/RS), evidenciando a articulação entre gestão cultural, formação e vínculo comunitário. Juntas, essas perspectivas revelam a importância de compreender os modos de produção teatral como práticas situadas, atravessadas por memória, política e coletividade, ressaltando a urgência de preservar narrativas invisibilizadas e de fortalecer novas formas de encontro entre artistas, obras e públicos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Manoel Lourenço Maia Neto, Felipe Cabral de Araújo Fagundes, Sara Lourenço Coelho

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Português (Brasil)
English
Español (España)
Français (Canada)