Poéticas, políticas e produção teatral: percursos, memórias e modos de fazer nas artes da cena no nordeste e no sul do Brasil

Autores

  • Manoel Lourenço Maia Neto Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Felipe Cabral de Araújo Fagundes Universidade de São Paulo
  • Sara Lourenço Coelho Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.21680/2595-4024.2025v8n1ID42261

Resumo

Este artigo reúne reflexões produzidas a partir do encontro entre três pesquisas apresentadas na I Jornada de Pesquisas em Artes da Cena (2025), articuladas em torno da mesa “Poéticas, políticas e modos de produção teatral”. O texto discute como diferentes modos de produção em artes cênicas se constituem em meio a atravessamentos sociopolíticos, institucionais e históricos, destacando tanto experiências contemporâneas quanto práticas desenvolvidas fora dos centros hegemônicos de validação artística. A partir das contribuições de Daniela Mussi (2010), Heloisa Marina (2023), Néstor García Canclini (2010), Ileana Diéguez Caballero (2011) e Rômulo Avelar (2008), os autores analisam desde processos de profissionalização impulsionados por políticas públicas recentes, até estratégias de criação e resistência presentes em grupos potiguares das décadas de 1970 e 1980. Também são examinadas ações extensionistas no Teatro Caixa Preta (UFSM/RS), evidenciando a articulação entre gestão cultural, formação e vínculo comunitário. Juntas, essas perspectivas revelam a importância de compreender os modos de produção teatral como práticas situadas, atravessadas por memória, política e coletividade, ressaltando a urgência de preservar narrativas invisibilizadas e de fortalecer novas formas de encontro entre artistas, obras e públicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Manoel Lourenço Maia Neto, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduado em Licenciatura em Teatro pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), atua como Agente Territorial de Cultura no Rio Grande do Norte, por meio do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC), do Ministério da Cultura (MinC). Atualmente, é mestrando no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFRN. Atuou no setor de produção cultural como bolsista do Núcleo de Arte e Cultura da UFRN (NAC/UFRN, 2024), além de ter coordenado os principais eventos artísticos e acadêmicos do curso de Teatro, como o Simpósio Nacional de Teatro Infanto Juvenil S da UFRN (2022-2024), a Semana de Integração para as turmas ingressantes (2021-2023) e a mostra Tudo à Mostra (2022-2023), que apresenta a produção semestral dos estudantes. É pesquisador na área de Produção e Gestão Teatral, com foco na sistematização de ferramentas para estruturação de projetos e nas políticas públicas de incentivo à cultura. Em 2024, foi estagiário de produção no 7 Festival de Teatro para Infâncias de Natal (FESTIN) e, em 2025, participou do X Laboratório da Cena do Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare (Natal/RN). Sua trajetória nas artes cênicas teve início ainda na infância, intensificando-se no Instituto Federal do Rio Grande do Norte Campus Santa Cruz, onde integrou o Grupo de Teatro Catarse (2016-2019) e foi bolsista do Núcleo de Arte (NUARTE, 2017) e do setor de Comunicação Social e Eventos (2018-2019).

Felipe Cabral de Araújo Fagundes, Universidade de São Paulo

Possui graduação em Educação Artística - Licenciatura em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, cuja a conclusão se deu em 2010. Envolveu-se na graduação tanto em pesquisas, como em processos de criação em Arte Contemporânea. Atualmente tem como foco de criação a linguagem da Performance Arte, cujo principal foco de investigação centra-se na relação entre o texto dramático e processo de criação em Performance Arte. Atualmente, é mestre em Artes Cênicas pela UFRN, sob orientação da professora Naira Ciotti. Faz parte da Sociedade Cênica Trans (Sociedade T), atuando como encenador nos trabalhos "Entre o Choro e o Controle (2014); "Pode Ser Que Seja..." (2015) e como assistente de direção no espetáculo "Tratados de Mim Mesma na Infertilidade" (2017). Atuou também como organizador dos eventos I e II Circuito Regional de Performance BodeArte (2011/2012) pelo Coletivo de Diretores ES3; e das edições IV e V do festival O Mundo Inteiro é Um Palco (2016/2017). Em 2020, inicia a Ardume Produções Artísticas, realizando trabalhos como produtor cultural, de onde se destacam as duas primeiras edições da mostra Cenas do Nordeste (2020/2021).

Sara Lourenço Coelho, Universidade Federal de Santa Maria

Atriz, diretora e professora de teatro. Graduada em Licenciatura em Teatro pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Possui experiência em produção cultural, bem como na área da educação, com atuação no Ensino Fundamental, Ensino Médio e na Comunidade. Desenvolve um trabalho contínuo na ala feminina do Presídio Regional de Santa Maria com oficinas de teatro autobiográfico.

Downloads

Publicado

06-12-2025

Como Citar

MAIA NETO, Manoel Lourenço; CABRAL DE ARAÚJO FAGUNDES, Felipe; LOURENÇO COELHO, Sara. Poéticas, políticas e produção teatral: percursos, memórias e modos de fazer nas artes da cena no nordeste e no sul do Brasil. Manzuá: Revista de Pesquisa em Artes Cênicas, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 23–41, 2025. DOI: 10.21680/2595-4024.2025v8n1ID42261. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/manzua/article/view/42261. Acesso em: 5 jan. 2026.