Alguns Diálogos e caminhos, teatro e neurodivergência.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2595-4024.2025v8n1ID42267

Resumo

Esta publicação é fruto de uma Jornada de pesquisa ofertada pelo NACE (Núcleo de estudos e pesquisas das Artes da cena) como resultado do GT Teatro e Neurodivergência. Na mesa, foi apresentado pesquisas que dialogavam com experiências artísticas no campo da acessibilidade e inclusão, e foi deste diálogo que encontramos caminhos para esta publicação. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Allan de Sousa Félix, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Atualmente é professor de Artes e Diretor artístico - Escola Municipal Professora Trindade Campelo; professor de Artes na APAE - Currais Novos.

Janyelson Firmino , Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza - SME

Ator (DRT 2229/RN), educador e pesquisador. Mestre em Artes Cênicas pelo PPGArC/UFRN. Com especialização em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Iguaçu. Graduado em Licenciatura em Teatro na UFRN. Possui uma formação artística plural, fazendo cursos e oficinas de balé, dança contemporânea, danças urbanas, violão, teclado, canto coral, canto popular e cinema. Entre seus trabalhos no audiovisual, em 2021, protagonizou o curta-metragem "Time de Dois" que circulou em cerca de 50 festivais, sendo exibido em países como Inglaterra, EUA, Canadá, México, Itália, Argentina, Colômbia, Espanha e Paraguai. Pela sua atuação em "Time de Dois", ganhou o Prêmio de Melhor Ator no Festival For Rainbown 2021 e no Festival Transforma 2022. Trabalhou como ator, produtor e oficineiro entre 2014 e 2018 no Grupo de Teatro Eureka, integrando também outros grupos de teatro, dança, corais e projetos universitários de extensão. Seu Trabalho de Conclusão de Curso da graduação uniu conceitos da dança e da música para analisar o fenômeno teatral da encenação pela perspectiva do ator. Sua dissertação, também orientada pelo Prof. Dr. Robson Haderchpek, tem como título "O SURTO COMO CRIAÇÃO: INTERFACES ENTRE O TRANSTORNO AFETIVO BIPOLAR E AS ARTES CÊNICAS NO PROCESSO CRIATIVO DE ESPECTRO", guiando sua pesquisa através da prática e escrita performativa, entrelaçando autoconhecimento, budismo e arte contemporânea. Suas áreas de interesse são atuação, encenação, performance e processos de criação. Atualmente trabalha como professor efetivo de artes na rede municipal de Fortaleza/CE.

Downloads

Publicado

06-12-2025

Como Citar

DE SOUSA FÉLIX, Allan; FIRMINO , Janyelson. Alguns Diálogos e caminhos, teatro e neurodivergência. Manzuá: Revista de Pesquisa em Artes Cênicas, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 4–14, 2025. DOI: 10.21680/2595-4024.2025v8n1ID42267. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/manzua/article/view/42267. Acesso em: 5 jan. 2026.